Festa Literária de Paraty 2020 foi adiada com data a confirmar e está sem curadoria.
Programada inicialmente para ocorrer de 29 de julho a 2 de agosto, foi adiada para novembro por causa da pandemia do novo coronavírus. Mas até o momento, não há uma data confirmada para esta edição e nem se ganhará formato virtual.

Elizabeth Bishop
Após o pedido de demissão da curadora do evento, Elizabeth Bishop deixa de ser a escritora homenageada. A jornalista Fernanda Diamant pediu para deixar a curadoria do festival alegando que a Flip precisava “uma curadora negra para reinventá-la nesse mundo pós-pandemia”.
Ela havia escolhido o nome da norte-americana Elizabeth Bishop para ser a homenageada da edição 2020. No entanto, a indicação foi amplamente criticada por ser a primeira vez que um nome estrangeiro seria celebrado pelo evento literário. Também gerou polêmica por Bishop ter sido, supostamente, simpática ao golpe militar de 1964 no Brasil e feito, presumivelmente, comentários ácidos sobre a arte brasileira.

Flip 2019
Bishop viveu 20 anos no Brasil, de 1951 a 1971, com temporadas no Rio de Janeiro, em Petrópolis, na serra fluminense, e, inclusive em Ouro Preto. Nascida em 1911 e falecida em 1979, ela teve quase toda a vida dedicada à poesia, mas publicou só cerca de cem poemas.
Ao ser anunciado o nome de Bishop, Fernanda Diamant disse na época que: “Elizabeth Bishop é antes de tudo uma das mais importantes poetas do século 20. Dito isso, ela viveu mais de quinze anos no Brasil e produziu parte de sua obra aqui, claramente influenciada pela experiência estrangeira e brasileira. Basta ler suas cartas para termos clareza disso”.
Comente esta matéria: