Trajeto de 42 km oferece dezenas de sensacionais pontos de interesse e contemplação: campos de lavanda, gastronomia rural, fábricas de cerveja artesanal, cachoeiras, alambiques, pousadas, chalés, restaurantes, ateliês e galerias de arte, piscinas naturais, mirantes, fazendas com produção de mussarela de búfala e criação de shitake, empórios de delikatessens, lojas de móveis e decoração e muito mais!
A estrada Paraty-Cunha é uma das vias mais belas e cenográficas do Brasil. Reinaugurada em 2016 como Estrada-Parque, possui um trecho de 9,4 km em paralelepípedos, configurando uma incrível rota entre o interior de São Paulo e o litoral do Rio de Janeiro, onde você encontra muitos atrativos turísticos e naturais.
Na região há remanescentes da Estrada Real ou “Caminho do Ouro”, a primeira via aberta oficialmente pela coroa portuguesa para o tráfego entre o litoral fluminense e a região de Minas Gerais. Na época, no século XVII, o percurso de 710 km levava 60 dias para ser percorrido a cavalo por tropeiros que levavam mercadorias do porto de Paraty a Ouro Preto, e escoavam a produção de ouro e pedras preciosas das regiões mineradoras para o velho continente desde Paraty. Pedaços dessa fantástica obra de engenharia ainda podem ser visitados caminhando por trilhas rodeadas de florestas tropicais.
O corredor turístico da estrada Paraty-Cunha está cheio de maravilhas que prometem encher os olhos de quem por ela passa. E por falar em turismo, o que não falta ao longo desta estrada são atrações! Confira alguns pontos que se destacam no percurso:
ALAMBIQUES
Pedra Branca
Localizado em uma das mais belas regiões de Paraty, está aberto para visitação, degustação e vendas diariamente das 10h00 às 17h00. Tem canavial, áreas de produção, vistas deslumbrantes e muito mais.
Estrada da Pedra Branca, KM 01 – Ponte Branca, Paraty
Contato: (24) 3371-1108 / 99926-5520
Engenho D’Ouro
Oferece roteiro de produção, degustação de cachaças da terra e restaurante temático onde servem uma deliciosa galinha caipira e o famoso leitão pururuca. Está localizado enfrente à ao acesso à cachoeira do Tobogã e poço do Tarzã.
Estrada Paraty-Cunha. KM 08 – Penha, Paraty
Contato: (24) 98858-4212 / 99832-7339
IGREJAS
Igreja da Penha
Construída encima de uma pedra gigante, é muito pitoresca e vale a pena conhecer. Bem conservada, foi construída com a ajuda de católicos alemães em 1985. É a porta de entrada à cachoeira do Tobogã e o poço do Tarzã, em frente ao alambique Engenho D’Ouro.
Estrada Paraty-Cunha KM 08 – Penha, Paraty
Santuário de São José da Boa Vista
Construída em 1724, foi o local onde se estabeleceu a primeira povoação da região. Simplesmente bela, é uma uma visão inesperada para quem transita pela estrada.
Estrada Paraty-Cunha KM 39,8 – Cunha
CAMPOS DE LAVANDA
Lavandário
A propriedade tem uma área plantada com mais de 16 mil pés de lavanda e é aberta à visitação. O sítio conta ainda com uma destilaria para produção do óleo essencial de lavanda, além de uma lojinha onde o visitante pode adquirir produtos produzidos com a planta.
Estrada Paraty-Cunha KM 37,6 – Monjolo, Cunha
Aberto normalmente de sexta a domingo e feriados das 10h00 até o pôr do sol. Contato: (11) 98334-7172
Contemplário
Um lugar de tranquilidade. O estabelecimento destila lavanda e outras variedades e com os óleos produz sabonetes, aromatizadores, velas e outros produtos disponíveis na charmosa loja junto com artesanato e alimentos gourmet da região. Você pode passear, fazer um piquenique numa das mesas espalhadas pela propriedade ou tomar um café ou cerveja artesanal no bar enquanto aprecia a vista panorâmica.
Estrada Paraty-Cunha KM 31,5 – Taboão, Cunha
CERVEJARIAS
Wolkenburg Brewery
Oferece rodadas de degustações, explicação sobre o processo de fabricação e vende no local também canecas, taças e camisetas. Você pode levar os kits ou escolher entre quatro tipos de cervejas com sabores variados e teores alcoólicos diferentes para tomar alí mesmo.
Sítio Poço Grande – Monjolo, Cunha
Reale
É possível conhecer a fabricação e os equipamentos da cervejaria e ainda provar algumas, bem como comprar para levar ou sentar em uma das mesinhas para degustar algumas.
Rua Antonio Luis Monteiro, 690 – Bairro Falcão, Cunha
CACHOEIRAS
Tobogã e Poço do Tarzã
A mais famosa de Paraty, tem um escorrega gigante que mergulha em uma piscina natural, e se andar mais 5 minutos acima pela trilha você chega no poço ao lado do restaurante pra desfrutar de toda a exuberância da natureza em sua volta. É um verdadeiro parque aquático natural!
Estrada Paraty-Cunha KM 08 – Penha, Paraty
Do Pimenta
Uma das mais bonitas do interior de São Paulo, é formada por várias quedas que podem ser vistas desde a estrada de acesso. Elas desaguam num poço natural, perfeito para mergulhos refrescantes. Para chegar ao poço, você pode tanto fazer o percurso de carro pela estrada e ir diretamente à base da cachoeira ou, então, deixar o carro e descer a pé por uma trilha bem curta e simples para poder ver as quedas de cima.
Monjolo, Cunha
Do Desterro
Possui duas quedas d’água que chegam a 12m de altura e formam uma piscina natural boa para banho, mergulho e relaxamento. A cachoeira fica dentro de uma propriedade particular e a visitação é permitida e gratuita, mas não há nenhuma infraestrutura turística no local, então leve comida e água. O acesso é feito pela Estrada do Monjolo: são 2km asfaltados e mais 7km de estrada de terra até o local do estacionamento, onde você pode deixar seu veículo sob o bambuzal e seguir pela trilha de 300m, margeando o rio.
MIRANTES
Pedra da Macela
Uma das vistas mais privilegiadas e espetaculares da região, a trilha que leva ao topo desta montanha é um passeio simplesmente imperdível. Para chegar ao cume de 1.840 metros de altitude, deve-se seguir por 5 quilômetros por uma estrada de cascalho até chegar à base da montanha. A partir desse ponto inicia-se uma caminhada relativamente curta (cerca de dois km) por uma trilha pavimentada com concreto. A elevada inclinação do terreno faz com que o caminhante deva ter um bom nível de preparo físico para alcançar o topo. Oferece uma paisagem deslumbrante de 360º que se estende desde a Ilha Grande até Paraty.
Do Pinhal
Mirante com vista da cidade de Cunha, da Serra da Mantiqueira e do mar de morros que se esparrama por toda a região. Oferece uma visão espetacular do sol pôr do sol.
CERÂMICA
Gaia Arte
Cria peças artísticas, decorativas ou utilitárias exclusivas ou em pequenas séries. Delicados recortes e pinturas sugerem a influência mourisca e indo-européia do design. Esmaltes próprios e importados, engobes e argila nua resultam em uma cerâmica refinada e de grande beleza. Queima a 1250ºC em forno a gás e queimas de Raku abertas ao público.
Rua Alcides Barbeta, 250 – Vila Rica, Cunha
Contato: (12) 3111.3126
Suenaga e Jardineiro
Este ateliê é um dos mais bonitos e interessantes de serem visitados na região. As cerâmicas ficam em exposição no próprio ambiente de trabalho. As queimas acontecem a cada 2 meses no forno Noborigama, onde a temperatura chega a atingir 1400ºC. As peças passam pela pré-queima, pintura, esmalte e, por fim, a vitrificação. A abertura da fornada é um espetáculo aparte, quando os visitantes podem ver de perto a retirada das peças dos fornos e seu processo de mudança com o resfriamento lento.
Rua Dr. Paulo Jarbas da Silva, 150 – Cunha
FAZENDAS
Bananal
Antiga Fazenda Murycana, original do século XVII, foi restaurada após minuciosa pesquisa histórica e arquitetônica. Oferece visitação ao museu, horta orgânica de 5.000 m2, criação de animais, atividades educacionais, observação de aves e conta com um belo restaurante.
Estrada da Pedra Branca, Km 1 – Paraty
Visitas diariamente das 10:00 às 18:00
Espaço Aracatu
Fica pouco antes da entrada para o bairro Paraibuna. Aqui você encontra doces, geleias, mel e defumados, entre outros produtos de pequenos produtores da região. Há também verduras e temperos orgânicos e carne de cordeiro de criação própria. A fazenda possui criação de gado leiteiro Jersey, os queijos e sorvetes produzidos com sua leite possuem sabor e qualidade exclusivos. Tudo isso em meio a uma coleção de objetos antigos, em um ambiente rústico e aconchegante.
Estrada Paraty-Cunha, km 56 – Cunha
Sobre Paraty:
O encontro do verde exuberante da Mata Atlântica com o azul cristalino do mar: situada no sul do Estado do Rio de Janeiro, a região de Paraty oferece atrativos para todos os gostos, com igrejas e praças bucólicas, praias e cachoeiras com águas transparentes e gastronomia deliciosa, explore sem pressa cada pedacinho desse paraíso, guarde belas memórias desse passeio repleto de belezas únicas e momentos de descanso que vão fazer você e sua família ter vontade de levar Paraty na mala. Que tal conhecer alambiques centenários, relaxar num mirante envolto pela natureza, aproveitar uma ilha de águas cor esmeralda? Paraty é um mimo para seus sentidos e um cenário estonteante, venha, curta a paisagem, aproveite a vida e apaixone-se!
Sobre Cunha:
Rodeada pelas montanhas da Serra do Mar e do Parque Nacional da Serra da Bocaina, Cunha arrebata os sentidos dos turistas com uma natureza privilegiada. Cachoeiras, paisagens deslumbrantes e trilhas que cortam a Mata Atlântica são cenários perfeitos para passeios românticos, de aventura ou com a família. A cidade possui uma elaborada gastronomia, priorizando os produtos regionais como a truta, o pinhão, o cordeiro e o shitake e é repleta de pousadas charmosas e com ótima infraestrutura. Para os apreciadores de arte, a qualidade e a diversidade dos ateliês de cerâmica espalhados pela cidade cativam a todos. É um passeio imperdível!