Sob o tema “Juventudes”, o projeto promove o intercâmbio cultural por meio de oficinas, rodas de conversa, sessões de cinema ao ar livre e uma feira criativa. A ideia é envolver os participantes criativamente, assim como contribuir para fazer surgir novas referências e estimular o intercâmbio de competências, fortalecendo e destacando a cultura local.
VEJA A PROGRAMAÇÃO AQUI
O Paraty Eco Festival 2018 acontece nos dias 18, 19, 20 e 21 de outubro no Centro Histórico da cidade. Realizado pelo Instituto Colibri pelo oitavo ano consecutivo, o evento é um projeto de preservação do patrimônio cultural imaterial que incentiva e valoriza propostas inovadoras e criativas em prol da sustentabilidade do planeta Terra.
Tem a proposta de fortalecer e destacar as comunidades tradicionais caiçara, indígena e quilombola, em especial de Paraty, abrindo espaço para tradições, manifestações culturais e produção artesanal; revitalizando práticas de produção e de valorização de formas de viver tradicionais; criando estratégias para envolver integralmente a comunidade, destacando a cultura na promoção da autoestima do grupo, na participação do projeto e na conscientização sobre a sustentabilidade das atividades artesanais; incentivando o desenvolvimento de atividades no ambiente natural e para a vivência das culturas tradicionais; além de pesquisar comunidades tradicionais e o artesanato brasileiro.
Neste oitavo ano o foco é Juventudes, portanto, todos os esforços e parcerias visam fortalecer os jovens em seu território e propiciar espaços e ferramentas para que possam expressar seus sonhos, seus desejos e suas necessidades. As rodas de conversa, que acontecerão durante os dias do festival Juventudes, contam com jovens das comunidades tradicionais, de coletivos e lideranças.
Comente esta matéria: