Bandas Systema Solar (Colombia), Songhoy Blues (Mali) e Cordel do Fogo Encantado (Brasil) são destaque da agenda musical do projeto multicultural que nasceu em Olinda há 15 anos e já reuniu 1,5 milhão de pessoas e cerca de 3.500 artistas.
Nos dias 28, 29 e 30 de setembro acontece em Paraty o Mimo Festival 2018, um dos mais importantes eventos gratuitos de música do Brasil. Durante três dias nossa cidade vai receber mais de 20 atrações, entre shows, concertos, filmes inéditos, poesia, fórum de ideias e workshops.
Os palcos da Igreja Matriz Nª Sª dos Remédios e da Praça da Matriz receberão artistas diversos como o consagrado grupo colombiano Systema Solar; os pernambucanos do Cordel do Fogo Encantado; a baiana Virgínia Rodrigues; e os incensados músicos do Songhoy Blues, grupo que vem do Mali depois de se apresentar nos mais importantes festivais mundiais, e faz apresentação inédita no Brasil. Completam o lineup de Paraty a animação da artista carioca Letícia Novaes com o seu Letrux e um dos artistas vencedores do Prêmio Mimo Instrumental, que será anunciado no dia 14 de setembro.
CONCERTOS:
28/09/2018 – Sexta-feira
21h30 – DJ Montano (Brasil) – Palco da Matriz
22h30 – Systema Solar (Colômbia) – Palco da Matriz
00h30 – Cordel do Fogo Encantado (Brasil) – Palco da Matriz
29/09/2018 – Sábado
16h – Piquenique Musical com grupos tradicionais de Paraty – Largo de Nossa Senhora das Dores (Capelinha)
20h – Virgínia Rodrigues (Brasil) – Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios
22h30 – Letrux – Palco Praça da Matriz
00h30 – Songhoy Blues (Mali) – Palco da Matriz
01h30 – Festa Mimo 15 anos – Praia do Pontal
30/09/2018 – Domingo
11h – Artista Prêmio Mimo Instrumental – Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios
VEJA FOTOS DA EDIÇÃO 2017:
OUTRAS ATIVIDADES:
O Mimo Paraty traz em paralelo à programação de concertos, uma das melhores safras do cinema musical nacional dos últimos tempos, com filmes sobre grandes personagens como o Ultraje a Rigor, os músicos Marcelo D2 e Planet Hemp, Lanny Gordin e muitos outros. Uma prova que a crise não afeta a criatividade. No total, foram 30 produções selecionadas entre as mais de 180 inscritas, para serem exibidas nas edições de Paraty, Rio de Janeiro, São Paulo e Olinda.
A edição do Festival Mimo de Cinema, em Paraty, pela primeira vez ocupará o recém-inaugurado Cinema da Praça exibindo nove filmes inéditos. O público poderá assistir os longas-metragens “Ultraje”, de Marc Dourdin, “Semente da Música Brasileira”, de Patrícia Terra, “Inaudito”, de Gregório Gananian, e “Legalize Já – Amizade Nunca Morre”, de Johnny Araújo e Gustavo Bonafé. Para o público infanto-juvenil, o festival escalou a animação, “Os Under Undergrounds, o começo”, de Nelson Botter Jr.
A tradicional Chuva de Poesia vai homenagear Hilda Hilst, autora brasileira de mais de 40 títulos de poesia, teatro e ficção. Trechos de sua obra cairão “do céu”, promovendo o encontro do público com gotas de literatura que retratam a vulnerável condição humana.
No campo do pensamento, o Fórum de Ideias discutirá temas como O Canto como força no protagonismo feminino negro, tendo como palestrante a cantora Virgínia Rodrigues e A cultura Sound System da Colômbia: arte, tecnologia e liberdade, com o grupo Systema Solar. Mediadas pela jornalista Chris Fuscaldo, as palestras abordam as trajetórias artísticas dos participantes, fortemente marcadas pela resistência e pelo diálogo político-social.
FORUM DE IDÉIAS:
28/09/2018 – Sexta-feira – Cinema da Praça
16h – O Canto como Força no Protagonismo Feminino Negro, com Virginia Rodrigues
29/09/2019 – Sábado – Cinema da Praça
11h – A Cultura Sound System da Colômbia: Arte, Tecnologia e Liberdade, com Systema Solar
PROGRAMA EDUCATIVO:
28/09/2018 – Sexta-feira às 10h – Cinema da Praça
Formado em Arquitetura e Urbanismo, Montano atua como VJ há mais de 10 anos e é residente no Mimo Festival desde 2015. Com influências visuais múltiplas ele produz um repertório que vem de seus trabalhos e pesquisas em videoarte, fotografia, serigrafia, stop motion e videografismo.
Suas instalações visuais utilizam estruturas e técnicas que exploram de diferentes formas o uso do vídeo em cada novo projeto. Seu workshop abordará o conceito de VJ e as diversas aplicações de vídeo projeções, diálogos entre som e imagem e projeção mapeada. A entrada é livre e não precisa de inscrições.
FILMES:
28/09/2018 – Sexta-feira – Cinema da Praça
18h – Ultraje
18h – 6 por 20
20h – Semente da Música Brasileira
20h – É por isso que estou aqui
29/09/2018 – Sábado – Cinema da Praça
16h – Os Under Undergrounds, O Começo
18h – Tetê
18h – Inaudito
20h – Legalize Já – Amizade Nunca Morre
20h – Travessia
SOBRE O FESTIVAL:
O que começou como Mostra Internacional de Música em Olinda há mais de 10 anos, estabeleceu-se como o Mimo Festival , um dos mais importantes do Brasil, que oferece ao público música instrumental de todos os continentes – desde a clássica, passando pelo jazz, a música eletrônica e a música popular. Os concertos, que atraem pessoas de várias gerações, acontecem em cidades que preservam bens e valores históricos do Brasil.
Entre os dias 28 e 30 de setembro de 2018, o Mimo Festival ocupa Paraty , com uma programação completa, contemplando, além dos concertos, workshops dos músicos participantes do evento na Etapa Educativa, palestras no Fórum de Ideias, filmes inéditos em circuito, no Festival Mimo de Cinema, e a Chuva de Poesia, para, literalmente, lavar a alma.
O Mimo já trouxe a Paraty nomes como: Madredeus, João Bosco, Jacob Collier, Salif Keita, Pinchas Zukerman, Dakha Brakha, Chucho Valdés, Elza Soares, Egberto Gismonti e muitos mais.
A iluminação especial e os concertos que acontecem dentro das igrejas coloniais da cidade são um marco do evento que valoriza a preservação do patrimônio histórico brasileiro.
O festival também fomenta a produção artística nacional através do Prêmio MIMO Instrumental, que seleciona grupos e músicos brasileiros para se apresentarem no mesmo palco dos convidados. E deixa um legado por onde passa através da Etapa Educativa. A cada edição, os artistas convidados são convocados a ministrar aulas para crianças, jovens, estudantes de música e profissionais em busca de aprimoramento. Esta fase do festival é composta por aulas, workshops, oficinas e máster classes.
Em 2018, o Mimo celebra 15 anos, sendo aguardado pelo seu fiel público com enorme expectativa nas cidades de Paraty (28 a 30 de setembro), Rio de Janeiro (15 a 17 de novembro), São Paulo (19 e 20 de novembro) e Olinda (23 a 25 de novembro).
Comente esta matéria: