A festa do padroeiro dos pescadores apresenta uma belíssima procissão marítima que sai do cais de Paraty até a ilha do Araújo. O evento é realizado no domingo mais próximo do dia 29 de Junho, dia do Santo.
Em meio ao trajeto da procissão, os barcos param e recebem a benção de um anzol, que é lançado ao mar, para que a pesca seja próspera durante todo o ano. Chegando a ilha a imagem é levada até a igreja, onde após a missa, é realizado o leilão de prendas no pátio ornamentado com arcos e bandeirinhas de papel.
Desde 1963, quando começou a ser construída a igreja da Ilha do Araújo tendo São Pedro por patrono que, no dia dedicado ao santo, acontece uma festa com a participação de toda comunidade e pescadores em Paraty. A tradicional celebração conta com manifestações religiosas, regata de canoa, leilão de prendas, torneio de futebol, shows e procissão marítima.
Um dia antes do dia do santo, que é 29 de junho, as imagens de São Pedro e São Paulo são levadas em um barco de pesca pela própria comunidade, da igreja da Ilha do Araújo até a Capelinha de Nossa Senhora das Dores, que fica no Centro Histórico.
Veja mais imagens da festa (Fotos: Leandro Moraes – Folhapress):
Recanto caiçara na baía de Paraty: Ilha do Araújo
Araújo é a segunda maior ilha da baía de Paraty, perdendo em tamanho apenas para a ilha do Algodão. Possui uma área aproximada de um quilômetro quadrado e seu pico mais alto tem 198 metros. Existe ali uma comunidade tipicamente caiçara, vivendo quase que exclusivamente da pesca. Esses pescadores estão concentrados junto à igreja de São Pedro, na praia do Pontal (lado oeste da ilha).
Nota © – Todas as imagens pertencem ao portal ParatyOnLine. Qualquer uso das fotos deve ter autorização do autor e proprietário: jornal@paratyonline.com
Na ilha do Araújo é celebrado todos os anos o tradicional evento gastronômico “Festival do Camarão”, que oferece culinária caiçara com deliciosas receitas do crustáceo, como Bobó, Camarão Casadinho e Strogonoff. Há também outros pratos com peixes da região, fritos e grelhados, acompanhados pelos shows de música ao vivo. O evento arrecada fundos para a festa de São Pedro e São Paulo e marca o fim do defeso do camarão.
Como chegar:
Barcos de passeio saem do Cais de Turismo no Centro Histórico, no rio Perequê ao lado da igreja da Matriz e do porto da Praia Grande.
Localização:
Comente esta matéria no Facebook: