Quem não conhece o percurso, pode ter uma completa visão acessando os episódios do Ecotrekker, programa feito especialmente para a web e que mostra 10 dias de viagens, todos os episódios estão disponíveis para visualização AQUI

Saco do Mamanguá – Foto: Alexandre Janotti
Uma das mais conhecidas trilhas do País, começando em Paraty Mirim rumo ao saco do Mamanguá, a Travessia da Juatinga fica na área de proteção ambiental do Cairuçu e na Reserva Ecológica da Juatinga.
Percorrendo a margem oeste, a travessia é feita de barco até a cachoeira do Rio Grande, onde o percurso segue pela margem leste, passando pelo Pico do Pão de Açúcar. Na sequência, a partir da praia do Engenho, há uma trilha tradicional, que cruza a Ponta da Cajaíba e todas as suas praias, o que proporciona uma ótima oportunidade para conhecer a praia da Sumaca e o farol da Joatinga. A parte mais difícil da travessia fica por conta da subida de Ponta Negra, e o percurso se encerra na Vila do Oratório.
Uma viagem que deve ser apreciada com tempo, é de contato extremo e direto com a a natureza, por praias paradisíacas, cachoeiras, morros, e paisagens de tirar o fôlego, principalmente em cima do Pico do Pão de Açúcar, de onde é possível ter uma visão geral da baía de Paraty, assim como a Ilha Grande. O visual no Farol da Joatinga é igualmente fascinante.
Há outra maneiras de se chegar a este lugares, uma outra opção é ir de barco a partir de Paraty, de onde embarcações saem regularmente para o Pouso da Cajaíba, praia do Engenho ou qualquer outra praia, tudo depende do quanto se quer caminhar e o roteiro a se seguir.
Em Mamanguá existem algumas pousadas, mas no restante da travessia não, em algumas praias é possível alugar uma suíte e dependendo da praia até uma casa, como é o caso no Pouso da Cajaíba, que também conta com um agito noturno, principalmente nos feriados, períodos em que a praia fica lotada.
As praias ficam bem perto uma das outras, por isso é possível desfrutar de várias delas. A partir da praia do Pouso também é possível fazer a trilha para Martins de Sá e para o Farol da Joatinga, e ambas atividades valem muito a pena.