Confira a galeria de imagens do bloco que tem nos bonecos gigantes sua marca registrada, junto às marchinhas tocadas pelo carro de som. A idéia é preservar valores culturais do carnaval!
Veja fotos:
Arrastão de Jabaquara surgiu no Bar do Ademar, na praia de Jabaquara. Com o bloco “Assombrosos do Morro” aconteceu a união de duas comunidades: Jabaquara e Pontal. José Luis Alves Cananéia, conhecido como “Biba”, participou da fundação de ambos. Pedreiro de mãos ágeis e precisas, desde criança fazia suas máscaras e brincava no período que antecedia ao Carnaval, como era a tradição.
O menino e suas máscaras cresceram. O que eram apenas adereços de cabeça transformaram-se em bonecos gigantes que cobriam o corpo inteiro. Em 1973, com a convicção de que essa tradição deveria ser preservada, criou, com outros artistas, o bloco Assombrosos do Morro. Hoje, ele comanda o Bloco Arrastão da Jabaquara.
Confira mais imagens:
A princípio, as estruturas dos bonecos eram feitas de bambu, um material frágil para a animação dos Assombrosos do Morro. Ele passou então a usar vergalhão, que ainda se mostrou um material frágil nas mãos dos integrantes do bloco. Hoje utiliza aros de bicicleta, pois o alumínio é um material leve e durável.
Também focado na parte social, o bloco mantém o Projeto “Papel em Movimento”, com 50 crianças que participam da criação e montagem das máscaras e bonecos e realizam oficinas com várias propostas durante o ano. O Arrastão de Jabaquara sai no domingo e na terça-feira de carnaval, às 16 horas, com concentração no Bar do Ademar.
Nota: © Todas as imagens pertencem ao portal ParatyOnLine. Qualquer uso deve ter autorização do autor e proprietário: jornal@paratyonline.com
Comente esta matéria: