Home > Parceiros > Associação Cairuçu > Curso de APP: alunos da Associação Cairuçu aprendem a criar Aplicativos

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "https://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "https://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Curso de APP: alunos da Associação Cairuçu aprendem a criar Aplicativos

O projeto do Curso para Criação de Aplicativos rendeu bons frutos. As aulas ministradas por Gilmara Kíria, Coordenadora do Programa de Tecnologia e Inovação da Associação Cairuçu, tiveram início em Setembro e logo algumas ideias saíram do papel. Nos cinco módulos oferecidos pelo curso os alunos foram convidados a pensar um projeto de vida e aprimorar o talento empreendedor para fazer sonhos virarem realidade.

aulas-app-paraty-ac-107aulas-app-paraty-ac-108aulas-app-paraty-ac-109aulas-app-paraty-ac-110aulas-app-paraty-ac-111

 

aulas-app-paraty-ac-219O primeiro aplicativo ficou pronto em Outubro e entusiasmou a turma. Disponibilizado no Google Play, o aplicativo Festival de Arte e Cultura Cairuçu foi elaborado pelos alunos Manuela Fonseca, Vinicius Bento e Micaio Schueng e permitiu que a população tivesse acesso à programação e aos detalhes do Festival estreante no Bairro do Patrimônio.

Realizado pela Associação Cairuçu e pelo Ministério da Cultura, com patrocínio do Instituto CCR e apoio do Sítio Águas Lindas, o Festival de Arte e Cultura Cairuçu foi pensado como uma oportunidade para que os alunos mostrassem ao público o que aprenderam nos projetos da Associação ao longo deste ano. No evento os alunos receberam o diploma certificado pela CDI e pela Microsoft.

aulas-app-paraty-ac-225O aplicativo Merenda de Paraty é outro projeto concluído ao longo do curso pelos alunos Gabriel Martins, Vinicius Bento e Micaio Schueng. Com o objetivo de informar a população da cidade e da região as receitas que são oferecidas no cardápio da merenda escolar Municipal. Cardápio desenvolvido pelo projeto educativo da Folia Gastrônomica de Paraty.

aulas-app-paraty-ac-224O aluno Didier Tassin escolheu a Vila de Trindade como inspiração para o aplicativo que agrega todas as informações úteis sobre a cidade na palma da sua mão.

O app Trindade Paraty funciona como um catálogo que traz detalhes das praias e das cachoeiras, mostra a previsão do tempo e o mapa da região, divulga os eventos que acontecem por lá e ainda lista hotéis, pousadas, restaurantes, campings, entre outros.

aulas-app-paraty-ac-223A escolha de montar o projeto do aplicativo para divulgar o próprio trabalho foi o caminho que as alunas Manuela Fonseca e Ellen Alexandria trilharam: no app Design Gráfico você pode conhecer o portfólio e comprar os modelos de convites e outros produtos disponibilizados online.

Outro belo trabalho foi o tema para o aplicativo da aluna Sylvia Junghahnel Aves da minha escola – AME registra a conclusão de um projeto da Associação Cairuçu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Paraty/RJ, que coloriu os muros das escolas com imagens dos pássaros avistados na região.

aulas-app-paraty-ac-222Acessando o app você pode conhecer as aves, ouvir o canto dos pássaros e se encantar com os desenhos que alegram e sensibilizam as crianças das escolas para a importância da preservação à Natureza.

aulas-app-paraty-ac-221A aluna Débora Monteiro preferiu focar seu projeto na prática do mergulho. Com o objetivo de facilitar a localização dos pontos de mergulho na Baía de Ilha Grande, o aplicativo Dive Master PARATY traz detalhes como a profundidade e a vida marinha encontrada nos nove locais oficiais indicados como apropriados para mergulho.

aulas-app-paraty-ac-220No aplicativo Conecta Paraty os alunos Luiz Felipe Rais e Pedro Henrique reuniram as ONGS e Associações da cidade para divulgar os eventos e cursos oferecidos gratuitamente para a população. A intenção é manter o app sempre atualizado para que mais pessoas possam ficar cientes e participar das atividades.

Essa é uma grande iniciativa para espalhar ainda mais conhecimento na sociedade, assim como nos projetos da Associação Cairuçu.

aulas-app-paraty-ac-226O aluno Rennan elaborou o Guia Laranjeiras criado para poder facilitar sua hospedagem na Vila Oratório Laranjeiras – Paraty, nele você terá acesso à trilha da Praia do Sono, restaurante, padaria, chalé, estacionamentos, posto de saúde, contato de barqueiro e muito mais!

Texto escrito pela aluna e jornalista Débora Monteiro.

Visite www.cairucu.org.br

Comente esta matéria:

Responder

Seu email não será publicado.Os campos marcados são obrigatórios *

*