Etapa da principal competição de ciclismo do mundo será disputada em 25 de outubro. Com pouco mais de 20 mil habitantes, o que atraiu os organizadores da prova foi a semelhança entre Cunha e os pequenos vilarejos da França por onde passa o Tour. A prova terá um percurso de 112 quilômetros, em trechos de asfalto e muitas subidas.
Cerca de 3.000 ciclistas do mundo todo devem passar por Cunha em outubro, quando a cidadezinha do interior paulista receberá uma etapa do Tour de France, principal torneio do mundo na modalidade. Será a primeira vez que o nosso País sedia o circuito. As provas no Brasil foram batizadas de L’Etape.
“É uma grande novidade para nós e para os franceses. Eles querem fazer provas pelo mundo inteiro, começaram pela Argentina, e agora se interessaram pelo Brasil. Depois de muitos estudos e vários reuniões, a gente chegou em Cunha, como cidade que conseguisse simular o mesmo estilo de prova da França. É isso que queremos fazer aqui”, afirma Márcio Flores, responsável pela organização do L’Etape no Brasil.
A realização da prova irá mobilizar além de Cunha, as cidades vizinhas. A estância turística tem cerca de 1.200 leitos de hotel. Pouco para toda a mobilização. Mas este não será um problema, segundo a prefeitura do município. Apesar da prova ser realizada apenas em um dia, a expectativa da cidade é ter um final de semana inteiro voltado para o ciclismo, com ações que envolvam as principais fontes de renda do município: gastronomia, cerâmica e passeios turísticos.
“Na França, é comum se hospedar a 100 quilômetros de distância. Temos cidades mais próximas, há residências da cidade alugadas. Estamos criando uma situação toda especial com relação à alimentação. A cidade, por si, é um charme. É muito hospitaleira, muito feliz. Cunha tem lavandário, gastronomia, sua beleza. Nossos ateliês de cerâmica são algo a parte. Vamos fazer uma vila que irá vender Cunha. Será o centro de visitação com tudo que Cunha tem”, disse Marivaldo Rodrigues, secretário municipal de turismo.
Além de Cunha, outra cidade que irá receber o Tour de France será Recife, em março de 2016. O contrato para que a cidade paulista sedie o evento é de três anos.
Inscrições
As inscrições para a L’Étape Brasil by Le Tour de France 2015 podem ser feitas pela Internet por atletas amadores e profissionais (www.letapebrasil.com.br). A inscrição custa de R$ 690 a R$ 850.
Texto e fotos: Filipe Rodrigues.
Comente esta matéria: