Até 27 de setembro, o Centro de Educação Integral Cairuçu – Laranjeiras participa do PEF 2015 com a exposição Brincar, fonte de prazer e aprendizado, de transmissão de saberes, em que gerações compartilham, criam vínculos e se comunicam.
A parceria da Galeria Zoom, Paraty em Foco e Associação Cairuçu, após 2 meses de aulas e muita troca de conhecimentos e incentivos para os alunos do projeto. O trabalho é resultado de oficinas ministradas por Giancarlo Mecarelli, Gilmara Kíria, Rogerio Freitas e Sarah Cristina no CEIC – Laranjeiras da Associação Cairuçu, com 12 alunos do Programa de Tecnologia e Inovação.
Crianças e adolescentes das comunidades registram com suas lentes a espontaneidade, a alegria, a cor do brincar. Soltar pipa, rodar pião, brincar de roda, de amarelinha, de pique. Brincadeiras que resistem, que alimentam o ser criança mesmo com os desafios do mundo contemporâneo.
A mostra pode ser visitada de 23 a 27 de setembro, das 09h às 22h, na Casa Paraty em Foco.
O brincar é momento único e pleno: direito de toda criança ser criança
Imagens do brincar: atividade essencial com fim em si mesma, lazer, fonte de prazer e aprendizado, de transmissão de saberes onde gerações compartilham, criam vínculos e se comunicam. O sucesso da brincadeira é a permanência, por isso não há fome e nem necessidade de tomar banho. Foi brincando que descobri por que o anel de vidro se quebra…
Brincando entendi que a bolinha de gude maior é também a mais difícil de “quicar”…
Brincando percebi que tenho amigos e “amigos”…
Esse brincar é para todos, é trazer de volta “o criançar” de cada um, o ser flexível, o ser manso e criativo.
Nos trabalhos expostos, integrantes do Paraty em Foco, as crianças do Centro de Educação Integral Cairuçu – Laranjeiras, mostram a alegria através das lentes fotográficas, o lúdico essencial para construir o SER.
Ainda no XI Paraty em Foco, Associação Cairuçu e os Repórteres Mirins:
Três alunos dos cursos do CEIC- Patrimônio foram escolhidos para ser Repórteres Mirins dentro da programação do XI Festival Internacional de Fotografia. São crianças e adolescentes que documentam, sob supervisão de profissionais, as atividades do evento.
Visite www.cairucu.org.br
Comente esta matéria: