33º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty acontece entre 13 e 16 de agosto no Areal do Pontal.
A tenda principal vai abrigar os estandes dos cinco alambiques que participam este ano: Pedra Branca, Paratiana, Engenho d’Ouro, Coqueiro e Corisco, para compra e degustação da cachaça; um auditório de palestras entre outros estandes institucionais; a Praça de Alimentação com onze quiosques comandados em sua maioria por chefs da cidade; além de uma extensa programação musical. A abertura oficial do evento será no dia 13 de agosto, a partir das 20h.
Na Praça de Alimentação do festival haverá prestadores de serviço oferecendo pratos e petiscos que tenham ligação com a bebida e cumprindo as normas e padrões estabelecidos. Os frequentadores poderão desfrutar de diversas iguarias oferecidas pelos simpáticos estandes à beira do rio. Neste mesmo espaço, os visitantes poderão também saborear as cachaças, com o acompanhamento das músicas e danças típicas.
Buscando agradar o público em geral, a programação musical este ano ficou bem eclética. Com a proposta de valorização da cultura local, o visitante poderá conhecer o que Paraty tem de melhor. Músicos de Paraty e regionais se apresentam em uma programação que conta com show de Pagode, Forró, Pop Rock, Chorinho, MPB, Samba e Soul. As atrações acontecerão durante todo o dia na tenda principal, a partir das 11h.
Realizado desde 1982, quando começou com o nome Festival da Pinga e Produtos Típicos de Paraty, é um dos eventos mais tradicionais da cidade, atraindo um grande público. O festival vem passando por um grande processo de requalificação em sua estrutura e funcionamento, cenografia e programação.
PROGRAMAÇÃO TENDA PRINCIPAL – AREIAL DO PONTAL
Quinta-feira, 13/8:
20h – Ary e Herivelto (Chorinho)
22h – Só Lazer (Pagode)
Sexta-feira, 14/8:
13h – Som Mecânico DJ
19h – Velha Guarda (Samba)
21h – Trio Dona Zefa (Forró Universitário)
23h – Ultravoltz (Pop Rock)
Sábado, 15/8:
13h – Claudio Bocah (MPB)
15h – Os Caiçaras (Ciranda Caiçara)
19h – Bando Bagunço (Fanfarra – Diversos)
21h – Ciranda Elétrica (Ciranda Caiçara)
23h – Babu Santana (Soul – Tim Maia)
Domingo, 16/08:
11h – Gil (MPB, Samba)
13h – Abayomi (MPB, Samba)
15h – Os Coroas Cirandeiros(Ciranda Caiçara)
20h – Soul Caiçara (Forró, MPB)
22h – Grupo de Viola Caipira Cordas da Mantiqueira (Caipira)
ESPAÇO CONHECENDO A CACHAÇA
Sexta feira, 14/8
10h às 13h – Oficina de Drinks com Elaboração de Fichas Técnicas e Formatação de Preço de Venda. (Somente para empresários ou representantes. Inscrição e informações: Sebrae – 24.9 8839-6812 / 24.3365-2799)
14h às 15h – Indicação Geográfica da Cachaça de Paraty -Celso Merola Junger – Chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário / Mapa-RJ
15h às 16h – Políticas Públicas para Produção de Cachaça – Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário/ MDA
16h às 17h – Cachaça de Paraty – Do Planejamento ao Lucro – Ricardo Zarattini – Consultor Sebrae-RJ
Sábado, 15/8
11 às 12h – Informações sobre Equipamentos para Produção de Cachaça – Fábrica de Alambiques Santa Efigênia
12h às 13h– História da Cachaça de Paraty – Historiador Diuner Mello
14h às 15h – Produção de Cana-de-Açúcar – Campus Campos dos Goitacazes / UFRRJ
16h às 17h – Cachaça: O Brasil na Garrafa – Carlos Lima – Diretor Executivo Instituto Brasileiro da Cachaça / IBRAC
17h às 18h – Uma Volta pelo Brasil em 40.000 Alambiques (Mapa da Cachaça) – Felipe Januzzi – Site Mapa da Cachaça
18h às 19h – Efeitos do Carvalho no Destilado Brasileiro – Engenheiro Agrônomo e Enólogo Sebastián Pacheco – Empresa ISC Independent Stave Company (fabricante de barris para Bourbon)
CONCURSO DE DRINKS
O Concurso de Drinks acontece no dia 7 de agosto, às 18h, no Salão de Café da Pousada Aconchego.
O objetivo é divulgar uma das maiores riquezas de Paraty, a cachaça, que está tão presente em sua história e cultura. O evento visa fortalecer a coquetelaria e criatividade na composição de drinks, utilizando a cachaça e agregando outras bebidas, frutas, ervas, xaropes e outros, mas sempre mantendo suas características sensoriais tanto no aroma quanto paladar, únicos por excelência.
Premiação
Os três primeiros lugares recebem certificados de premiação no Concurso, kit do festival.
1º lugar: Estadia em Resort
2º lugar: Kit Grande Cachaças
3º lugar: Kit Médio Cachaças
Os proprietários dos engenhos e suas cachaças premiadas receberão igualmente certificados à parte, para serem divulgados em locais de seu interesse, contendo a colocação no concurso e a composição do coquetel, nome do competidor, do engenho e a marca e tipo da cachaça em questão.
Os proprietários dos estabelecimentos, escolas ou entidades onde, por ventura, atuem os competidores premiados receberão igualmente certificados à parte, para serem divulgados em locais de seu interesse, contendo a colocação e a composição do coquetel, o nome do competidor, do estabelecimento, a marca e o tipo da cachaça em questão.
A premiação será entregue no palco do Festival no dia 13 de agosto de 2015, ao final da cerimônia de abertura.
Jurados
Academiada Cachaça / RJ Raul Hazan; Paulo Sérgio Revoredo; Reginaldo Kruchewsky; Paulo Magoulas; Jornal de SP / Cleide Mouzinho, TV Rio Sul / Carlos Daniel Barbosa; Jornal de Turismo e Eventos / Marcos Arruda e Thiago Reis.