A Loja Maçônica União e Beleza nº88 vem a público manifestar seu mais profundo repúdio à violência que acompanha a cidade nos últimos tempos, perpetrada por diversos motivos, sejam eles econômicos, políticos ou sociais.
Há tempos a população paratiense sofre com a violência extrema, falta de policiamento, sistema judiciário precário e a banalização de tudo isso espalhou a barbárie por todo o município.
Esta se manifesta diariamente de diversas maneiras: assaltos ininterruptos tanto aos moradores e comerciantes quanto aos turistas que visitam nossa cidade, o comércio e consumo de drogas indiscriminado em plena luz do dia, as crianças e professores impossibilitados de frequentar aulas por ameaças de facções criminosas armadas nas escolas, a insegurança no transporte público que tem sido alvo constante de roubo a passageiros, sequestros relâmpago, entre outros.
Cada um destes atos de violência representa um tiro na cabeça da democracia e de cada um de nós.
Recentemente, ocorreu um lamentável episódio que maculou com sangue o carnaval em nossa cidade, aterrorizando os foliões e demais cidadãos, que resultou em um indivíduo morto e nove feridos.
Não podemos aceitar que nossos filhos e familiares sejam expostos a tamanha agressão!
Mais uma vez neste ano a cidade de Parati esteve nas manchetes e no noticiário do Jornal Nacional, não por suas beleza naturais e arquitetônicas, ou grandes eventos que promove, mas por outro episódio lastimável: o covarde atentado ao prefeito não é somente um ato de violência, mas uma agressão às Instituições e a Sociedade Paratiense como um todo.
Cidadão paratiense, não aceitemos esta onda de violência como algo normal ou corriqueiro. É necessário um diálogo maduro e apolítico sobre os últimos acontecimentos e a transformação deste processo em ações concretas contra a soberania da violência.
Até quando nós cidadãos paratienses seremos omissos diante desta escalada da violência?
Este manifesto não é somente uma mensagem de repúdio a esta triste realidade e sim uma convocação a toda sociedade civil organizada, a igreja católica, as igrejas evangélicas e outros cleros, as associações de moradores e de empresários, além de outras entidades, nos mobilizarmos para juntos lutarmos para melhorar nossa sociedade.
A liberdade não é somente cerceada por grades, pois o medo pode ser uma das piores prisões para homens livres e de bons costumes.
Augusta, Respeitável, Benemérita Loja Maçônica União e Beleza nº88
Comente esta matéria no Facebook:
2 Coment rios