Trinta veleiros participaram da última edição da já tradicional regata de veleiros oceânicos na baía de Paraty. O grande vencedor foi o Boto, levando a Fita Azul e a classe. A renomada velejadora Izabel Pimentel apresentou o livro “Águas Vermelhas” na sede da escola de vela do INP.
A Regata do Pigão (apelido do velejador Murilo Junqueira, idealizador e realizador da prova) agitou a cidade num sábado de pouco vento, mas de muita animação. O percurso seria realizado em duas voltas entre a ilha do Cachorro e a ilha Rapada, mas por causa do vento fraco, a Comissão de Regatas, liderada pela juíza e diretora do Instituto Náutico Paraty, Roberta Cosulich, encurtou o percurso.
Confira imagens:
Nota © – Todas as imagens pertencem ao portal ParatyOnLine. Qualquer uso das fotos deve ter autorização do autor e proprietário: jornal@paratyonline.com14 alunos do INP participaram da prova, 13 deles em diversos veleiros e mais um na lancha da CR. A Regata do Pigão teve apoio do INP – Instituto Náutico Paraty, Jornal Almanáutica e da ABVC – Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro.
Lançamento do livro Águas Vermelhas
A primeira mulher a atravessar o Atlântico em navegação solo visitou o INP e contou as aventuras e desafios que teve que enfrentar para dar a volta ao mundo em solitário a bordo de um veleiro de 34 pés. Os alunos do Instituto Náutico Paraty e convidados fizeram perguntas e ficaram encantados.
Veja Fotos:
Nota © – Todas as imagens pertencem ao portal ParatyOnLine. Qualquer uso das fotos deve ter autorização do autor e proprietário: jornal@paratyonline.comAs crianças e jovens que foram ao lançamento queriam conhecer as experiências de uma velejadora nada convencional. Ela foi a atração da Escola de Vela que está formando velejadores em Paraty e despertando seu gosto pela navegação. Contando suas aventuras e desafios no mar, com muito bom humor, em várias situações mostrou que sempre utilizou sua técnica e a intimidade com os ventos e o mar para ser bem-sucedida na travessia.
O Instituto Náutico Paraty , entidade sem fins lucrativos, ensina teoria e prática da vela. O projeto vem crescendo ao longo dos últimos anos, atendendo uma média de 40 crianças/jovens por semestre.
O calendário anual promove regatas (competições) de monotipos, onde os alunos tem a oportunidade de testar seus conhecimentos, além de receberem uma motivação para continuarem a trilhar o caminho do esporte. Há ainda cursos onde é oferecido um conhecimento básico de carpintaria naval e mecânica náutica, parte de um projeto paralelo da equipe solar.
Os cursos são oferecidos para crianças e jovens matriculados nas escolas públicas ou privadas do nosso município de forma totalmente gratuita. Há aulas de nutrição, preparação física, marinharia e primeiros socorros, entre outras disciplinas. Os cursos estimulam o companheirismo entre os alunos, a ajuda mutua, o respeito e a competitividade saudável, que só o esporte oferece.
O INP conta hoje com mais de 22 barcos em uso que precisam de constante manutenção e um bote de apoio – a lancha “Cairuçu”-, utilizados pelos alunos sob o o comando de uma equipe composta de 1 coordenador, 1 instrutor de vela, 4 monitores, 1 secretária e 1 professor de educação física.
O projeto existe com a finalidade de:
– promover a educação social e a prática do esporte;
– promover a prática da vela ao público infantil e jovem;
– capacitar os alunos para uma nova área profissional.
Gostou? Quer ajudar? Entre em contato! Escreva ao email inp.escoladevela@gmail.com
Comente esta matéria através do Facebook: