Vamos brincar perto das usinas? As belíssimas praias do Casarão e do Laboratório são “vizinhas” do complexo nuclear de Angra dos Reis e se localizam a cerca de 37 km do centro de Angra, na Baía da Ribeira ou Saco da Piraquara de Dentro. Ao passar pelo trecho da BR-101, próximo a essa área, não dá para imaginar que essas lindas praias existem logo abaixo.
As usinas foram construídas num dos trechos mais paradisíacos de Angra, no caso, o complexo fica na praia de Itaorna. Logo ao lado, a primeira praia é a do Laboratório, cujo acesso é livre. Lindíssima, com água morna, calma e super verde é perfeita para nadar e mergulhar. Seu acesso, para quem vem de São Paulo, se dá após o complexo nuclear. A entrada é bem encostada no viaduto, onde existe um desvio à direita, um pouco escondido.
Clique nas imagens para ampliar:
Para quem vem do Rio, o ideal é retornar mais na frente, no trevo depois da entrada da Usina. Entre uns 50 metros depois e vire numa pequena subida à direita. A partir daí é só acompanhar o caminho até chegar ao nível do mar.
A praia do Casarão fica ao lado da do Laboratório. Para acessá-la é só seguir até o final da areia e subir uma pequena trilha. Na costeira existem uns bancos de madeira, onde é possível pegar um pouco de sombra e beber água. Ao chegar em um bar-mirante, onde existe o casarão da família da dona Fátima, é preciso descer à direta. No bar, aos finais de semana, é possível comer uma refeição caseira e tomar uma bebida gelada.
Se você vier pela estrada, é preciso entrar no portão da propriedade, onde existe uma placa indicando as direções de cada praia. É necessário um pouco de cautela e calma ao entrar, pois os cachorros da dona Fátima costumam se agitar. Essa praia vale a pena pois é muito bonita, com uma enorme figueira, que proporciona uma sobra digna de rei. Existe um paredão de rocha com vegetação à esquerda, onde é possível avistar a praia secreta.
Clique nas imagens para ampliar:
A terceira praia é a menor: a secreta. Cheia de rochas grandes que formam caminhos onde a maré bate, é ideal para se aventurar. Se o sal e o calor estiver pegando, a pedida é se refrescar no chuveiro de água doce. Existem dois bares nessa praia, onde é possível encontrar petiscos e bebidas. Aproveite com responsabilidade, educação e cordialidade. A Angra é dos Reis, preserve o paraíso!.
*Luciana Santos é uma jornalista carioca apaixonada por praias, cachoeiras, trekking e esportes que se harmonizam com a natureza. Cursou três anos de bacharelado em Turismo e promove vários projetos relacionados.
Esse espaço pretende fornecer dicas dos passeios pelos locais mais paradisíacos e desconhecidos da região de Paraty e Costa Verde. Que tal sair do convencional?
Visite o blog da Luciana: souldeparaty.blogspot.com