Home > Atualidade > Arte & Cultura > Confira a programação da VI Folia Gastronômica de Paraty

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "https://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "https://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Confira a programação da VI Folia Gastronômica de Paraty

A sexta edição do evento vai até o dia 16/11 e homenageia a mandioca, estrela da cozinha caiçara, que estará em destaque no calendário turístico de Paraty. O Festival reúne gastronomia, cultura, música e sustentabilidade.

Uma grande tenda será montada na Praça da Matriz para abrigar a programação e servir de ponto de encontro para os visitantes. O espaço contará com quiosques de produtos típicos, palcos para apresentações musicais, além de um auditório para 100 pessoas, onde serão realizadas as oficinas com chefs convidados.

folia-gastronomica-paraty-8

O fim de semana de 14 a 16 de novembro, quando é comemorado o Dia de São Benedito, padroeiro dos cozinheiros, concentra a maior parte da programação. Nos três dias serão realizadas apresentações musicais, gincanas gastronômicas, degustações e manifestações culturais, como o desfile de bonecos típicos de papel maché.

Na mesma data, os visitantes poderão participar de aulas temáticas e degustações com renomados chefs da cozinha regional, vindos de diversas regiões do país. Ao todo, serão 15 aulas com variados temas, nos três dias de programação.

Entre os chefs convidados figuram Roberta Sudbrack, Teresa Corção, Alex Atala, Flávia Quaresma e Katia Barbosa, entre outros ícones da cozinha brasileira. Ingressos para as aulas estão a venda na plataforma www.ingresso.com e elas serão transmitidas gratuitamente em telões espalhados pelo Centro Histórico.

Já o Circuito Gastronômico, com a participação de 34 restaurantes e cafés, mostra a versatilidade e a criatividade dos chefs locais durante o evento. Cada casa escolheu uma opção de entrada, prato principal ou sobremesa que destaca a mandioca como ingrediente principal, em uma receita customizada especialmente para a Folia.

O evento é realizado pelo Polo Gastronômico de Paraty, em parceria com a Sinal Construtora, Prefeitura Municipal de Paraty, Governo do Rio de Janeiro, Sesc, Eletronuclear, Sebrae e GNT; com o apoio do Senac, SSValle, Águas de Paraty, Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, Principado Louças, Casa Comigo e GV Food; e o apoio institucional da Casa da Cultura de Paraty.

Tradição

A Folia acontece durante a Festa de São Benedito, uma festa tradicional de Paraty. O santo, que viveu no século XVII, é considerado o padroeiro dos cozinheiros, por seu milagre de transformação de comida em flores. Homenageando a tradição, o encerramento do festival acontece no domingo, dia 16 de novembro, com uma missa seguida de uma grande panelada em frente à igreja.

A programação musical da Folia Gastronômica será de grande importância para abrilhantar essa tradição. O jongo da Serrinha, As Chicas, a Ciranda Elétrica de Paraty, entre outros devem garantir sucesso a essa empreitada, que promete voltar em grande estilo ao calendário turístico e cultural de Paraty.

Sustentabilidade

A escolha da mandioca como ingrediente homenageado foi inspirada na produção dos pequenos produtores rurais locais. O circuito gastronômico beneficiará não apenas o pequeno produtor, mas também os pequenos empresários, em uma ação que envolve toda a rede desde a produção até o serviço.

Todos os descartáveis utilizados nas aulas e degustações são feitos de fécula de mandioca e são biodegradáveis, reduzindo o impacto da ação no meio ambiente. A mandioca também é destaque na tenda do evento. No local, será montado um forno tradicional onde a comunidade quilombola do Campinho da Independência vai mostrar a todos os presentes a arte de se fazer farinha de mandioca artesanalmente.

folia-gastronomica-paraty-7

Ação Social

O evento tem, também, um viés social, envolvendo os chefs locais, 20 educadores, 70 merendeiras e 220 crianças da rede pública municipal. Os professores participam de atividades diversas, como debate com chefs, oficinas de ilustração, texto, cerâmica entre outras, com o objetivo de incentivar as crianças a pesquisarem os hábitos alimentares da família.

O projeto promoverá uma visita às casas de farinha, pescadores e agricultores para direcionar a produção de um caderno de receitas de família. Os cadernos ficarão expostos na tenda do evento, registrando as tradições de cada família e valorizando esse legado da cultura caiçara.

Já os jovens apresentarão uma exposição fotográfica sobre a cultura caiçara, realizada em parceria com os organizadores do evento Paraty em Foco. O projeto com as escolas públicas da zona rural inclui ainda a ação ‘Panela de Livros’, com a doação de livros de culinária ou temas que envolvam a gastronomia para oito escolas públicas da zona rural.

Haverá também um jantar no dia 15 de novembro com um leilão beneficente de artes, cedidas por artistas da cidade, com verba direcionada à paróquia de São Benedito. O menu será assinado pelos cozinheiros Alain Uzan, Dalton Rangel, Carole Crema e Juarez Campos e nessa ocasião serão leiloadas obras de artistas plásticos locais e ainda um precioso caderno de receitas típicas de Paraty, todo bordado pelo grupo de bordadeiras da cidade.

A Folia vai organizar ainda uma farofada em frente à igreja para o rei e a rainha negros coroados durante a cerimônia, com farofas de vários sabores preparadas com farinha de mandioca típica de Paraty. O festival é um evento sem fins lucrativos e tem os objetivos de promover a gastronomia brasileira, desenvolver a qualificação profissional e aquecer o turismo gastronômico e cultural na região.

É nesse período que acontecerão as aulas com chefs renomados, de diversos estados brasileiros. A programação está disponível no www.facebook.com/foliagastronomica e conta com a participação de chefs como Roberta Sudbrack, Alex Atala, Mônica Rangel, César Santos, Juarez Campos e cerca de mais 20 chefs, além de outros profissionais da área como sommelier, cachacier, barista e outros.

Agências de turismo da cidade oferecem roteiros completos para esse final de semana, incluindo transfer, hospedagem, aulas, degustações e jantares.

Confira a programação AQUI

Comente esta matéria no Facebook:

Responder

Seu email não será publicado.Os campos marcados são obrigatórios *

*