Home > Atualidade > Arte & Cultura > Confira fotos do Festival MIMO 2014 em Paraty!

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "https://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "https://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Confira fotos do Festival MIMO 2014 em Paraty!

Evento começou com shows de altíssima qualidade na Igreja e no Palco da Matriz. Nomes como Paquito D’Rivera, Egberto Gismonti, Naná Vasconcelos, Diogo Nogueira, Seun Kuti e Hamilton de Holanda brilham no maior festival gratuito de música instrumental do país.

Veja imagens:

mimoparaty-2014-134mimoparaty-2014-233mimoparaty-2014-234mimoparaty-2014-235mimoparaty-2014-236mimoparaty-2014-237mimoparaty-2014-238mimoparaty-2014-322mimoparaty-2014-334mimoparaty-2014-335mimoparaty-2014-336mimoparaty-2014-337mimoparaty-2014-338mimoparaty-2014-339mimoparaty-2014-340
Nota © – Todas as imagens pertencem ao portal ParatyOnLine. Qualquer uso das fotos deve ter autorização do autor e proprietário: jornal@paratyonline.com

Depois de reunir mais de 100 mil pessoas nas ruas de Ouro Preto e Olinda para apresentações de nomes como Chick Corea, Jordi Savall, Trilok Gurtu e Bassekou Kouyate, o MIMO pega a estrada e desembarca em Paraty entre os dias 10 e 12 de outubro, seguindo para Tiradentes nos dias 17 a 19 de outubro.

Em sua 11ª edição em 2014, o festival se firma como polo de música plural e de valorização do patrimônio histórico brasileiro. Dirigido pela produtora cultural Lu Araújo (Lume Arte), ao lado do empresário de mídia, cultura e entretenimento Luiz Calainho (Holding L21 Participações) e da empresária de conteúdo e marketing Fernanda Cortez (220 Conteúdo), o MIMO é apresentado pelo Bradesco e TIM, com patrocínio do BNDES e apoio da Deloitte.

Apostando no que existe de mais variado em ritmos e culturas do mundo – da música clássica ao jazz, passando pela world music e tudo de mais representativo que existe na cena contemporânea –, o festival reúne nomes de mais de dez países, como Alemanha, Nigéria, Suíça, Escócia, Portugal, Cuba, Brasil, entre outros.

Filho do lendário pioneiro do afrobeat, Fela Kuti, o nigeriano Seun Kuti herdou a banda que acompanhava o pai, a Egypt 80, e vai levar a Paraty o último show da turnê antes do Fela Day, evento mundial que celebra o nascimento de Fela Kuti.

Diretamente de Cuba, o saxofonista e clarinetista Paquito D’Rivera irá apresentar o “Song for Maura” com os brasileiros do Trio Corrente. Esse trabalho é o resultado do caso de amor que Paquito tem com a música brasileira e que lhe rendeu o 14º Grammy de sua carreira e a indicação ao Grammy Latino. Gravado com o trio, Paquito abre sua turnê no país em Paraty, ao lado de Fabio Torres, Edu Ribeiro e Paulo Paulelli.

Além dos nomes internacionais, o MIMO recebe grandes craques brasileiros, como Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda, que inspirados nos afro-sambas de Baden Powell e Vinicius de Moraes, se uniram com o objetivo de pensar sobre clássicos brasileiros e apresentarão o resultado do projeto Bossa Negra, na abertura do MIMO Paraty.

“Nosso objetivo é pluralidade e qualidade. Procuramos sempre trazer os melhores nomes da música instrumental do mundo para se apresentar no país de forma gratuita e, assim, realizar um trabalho de fomento e formação de plateia. Temos o prazer de receber em nossa 11ª edição nomes brilhantes de diferentes países e muitos estilos”, comemora a diretora artística do evento, Lu Araújo.

Confira a programação oficial MIMO 2014 em Paraty. Entrada franca!

CONCERTOS

10/10 – Sexta-feira

19h30 – Igreja da Matriz – Duo Zé Nogueira e Arthur Dutra (Brasil)
22h30 – Palco – LAU (Escócia)
00h30 – Palco – Bossa Negra com Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda (Brasil)

11/10 – Sábado

16h30 – Palco – Custódio Castelo (Portugal)
19h30 – Igreja da Matriz – Egberto Gismonti (Brasil)
22h30 – Palco – Naná Vasconcelos e Lui Coimbra (Brasil)
00h30 – Palco – Seun Kuti & Egypt 80

12/10 – Domingo

17h – Palco – Vencedor do Prêmio MIMO Instrumental
21h30 – Palco – Paquito D’Rivera e Trio Corrente (Cuba/ Brasil)

Saiba mais: www.mimo.art.br

MOSTRA PANORAMA BRASIL

Seleção de filmes inéditos em circuito comercial, escolhidos por uma comissão de especialistas em cinema, através de inscrições pelo Portal MIMO.

Longas-metragens

TRIUNFO

Diretor: Caue Angeli e Hernani Ramos / Documentário |84 min | 2014| São Paulo/SP |Livre

Cinebiografia do pai do hip hop brasileiro, Nelson Triunfo, que completa 60 anos de uma vida dedicada à arte. Nascido no sertão pernambucano, o dançarino, compositor e ativista radicado em São Paulo é um dos precursores da black music no Brasil. Ao bater de frente com a ditadura militar para fincar as raízes da cultura de rua, entre as décadas de 1970 e 1980, tornou-se referência de toda uma geração. O filme traz depoimentos de nomes consagrados do hip hop nacional.

Filme vencedor do Festival In-Edit 2014: Melhor Documentário Musical pelo Júri Oficial

11/10 Paraty | Casa da Cultura | 19h

CAUBY- COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ

Diretor: Nelson Hoineff / Documentário | 90min|2013| Rio de Janeiro/RJ |12 anos

O filme aborda os constantes recomeços de Cauby Peixoto, que, em 60 anos de carreira, oscilou entre períodos de intenso sucesso e reclusão absoluta. Sua história é contada através de depoimentos de artistas como Marília Pera, Ney Matogrosso, Agnaldo Rayol, Ângela Maria, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Agnaldo Timóteo. Familiares, jornalistas, fãs e figuras excêntricas que o idolatram por todo o Brasil completam o painel de depoimentos.

12/10 Paraty | Casa da Cultura | 19h

A LINHA FRIA DO HORIZONTE

Diretor: Luciano Coelho / Documentário | 97min | 2014| Curitiba, PR | Livre

Documentário sobre a obra e o pensamento de um grupo de cancionistas do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai, que compartilham em sua obra, a paisagem e o sentimento do lugar em que vivem, ignorando as fronteiras entre os países. O brasileiro Vitor Ramil, os uruguaios Daniel e Jorge Drexler e o argentino Kevin Johansen são alguns dos artistas que, por meio de suas criações, refletem sobre as questões da identidade local e global, permeadas pelo frio.

10/10 Paraty | Casa da Cultura | 19h

DAMAS DO SAMBA

Diretor: Susanna Lira / Documentário: 76min | 2013| Rio de Janeiro/RJ | Livre

Desde que o samba surgiu no Rio de Janeiro, a presença feminina foi fundamental para a sua criação, manutenção e perpetuação. Musas, pastoras, tias, compositoras, passistas, madrinhas, carnavalescas, mulatas, intérpretes e operárias, elas formam um painel de cores, sentimentos e sons na representação desta cultura. O filme mostra a história dessas mulheres, reverenciando a sua contribuição para a construção deste enredo.

Menção Honrosa do Festival Internacional do Rio de Janeiro 2013

11/10 Paraty | Casa da Cultura | 17h30

Médias-metragens

SOBRE AMANHÃ

Diretor: Diego de Godoy e Rodrigo Pesavento / Documentário: 52min | 2012| Porto Alegre/RS| l16 anos

Documentário sobre o surgimento da banda DeFalla, uma das mais instigantes do chamado “novo rock brasileiro”, dos anos 1980, que teve uma trajetória diferente a cada disco. Em 2011, o grupo reuniu-se novamente para um show em comemoração aos 25 anos do primeiro álbum. Com o título de uma das melhores músicas desta safra, o documentário registra esta noite histórica e traz o impacto estético de seu surgimento na cena roqueira.

10/10 Paraty | Casa da Cultura | 17h30

PARE OLHE ESCUTE

Diretor: Katia Lund / Documentário: 52min | 2013| São Paulo/SP| Livre

A música invadiu as ruas, vielas e entrou pela janela das casas, dando cor e melodia a uma rotina, outrora tão opaca, em Barra Mansa, no interior do Rio de Janeiro. Desde que surgiu o projeto “Música nas Escolas”, a pequena cidade nunca mais foi a mesma. O filme mostra, com sensibilidade, a rotina dos jovens instrumentistas que realizam o sonho de sair em turnê com sua orquestra e a pianista convidada Simone Leitão pelas principais salas de concerto do Brasil.

12/10 Paraty | Casa da Cultura | 17h30

Curtas-metragens

SINFONIA

Diretor: Simon Pedro Brethé / Animação: 7min | 2012| Belo Horizonte/MG| Livre

Uma fantástica orquestra de notas musicais executa a música “Bolero”, de Maurice Ravel. Situações inusitadas vão acontecendo à medida que a música avança.

12/10 Paraty | Casa da Cultura | 17h30

PATATIVA – XIRI MEU “EU NÃO DOU”

Diretor: Tairo Lisboa / Documentário: 15min|2014|São Luís/MA| Livre

O documentário sobre a cantora e compositora Patativa surgiu como oportunidade de retratar uma figura importante do samba e da cultura popular maranhense. Dona de canções irreverentes e escrachadas, carrega a tradição do “samba madre divino”, sendo “Xiri meu” uma das mais conhecidas. Presença cativa nas rodas de samba e outras manifestações da cultura popular em São Luís, Patativa tornou-se um ícone, madrinha de diversos grupos e artista homenageada por blocos e escolas de samba.

10/10 Paraty | Casa da Cultura | 17h30

PSIU!

Diretor: Antônio Carrilho – Codireção: Juliana Lima / Documentário: 22min|2014|Recife/ PE| Livre

Cinebiografia do compositor Zé Dantas. Autor de letras como Sabiá, O Xote das Meninas, Riacho do Navio, Vozes da Seca entre outras. Zé Dantas, junto com seu amigo e parceiro Luiz Gonzaga deu vida e emoção a dezenas de canções que marcaram a história da música brasileira.

10/10 Paraty | Casa da Cultura | 19h

O HOMEM QUE PINTAVA MÚSICAS

Diretor: Jackson Abacatu / Animação: 15min|2013| Belo Horizonte, MG| Livre

Qual será o som de uma mancha vermelha? E do amarelo, com um pouquinho de cinza? Existe uma trilha sonora das montanhas ou a música do mar?

12/10 Paraty | Casa da Cultura | 19h

ATENCIOSAMENTE, LO TURCO

Diretor: Débora Guimarães / Documentário: 10min|2014|Rio de Janeiro/RJ| Livre

Em 1940, um músico amador encomenda um violino de Vincenzo Lo Turco, renomado luthier do Rio de Janeiro. A partir daí, inicia-se uma intensa troca de correspondências a respeito da fabricação do instrumento. Após a morte do músico, a viúva herda os cuidados com o violino, até precisar vendê-lo.

12/10 Paraty | Casa da Cultura | 19h

A CASA DO MÁRIO

Diretor: Luiz Bargmann Netto / Documentário: 26min|2013|São Paulo/SP| Livre

A partir de imagens de arquivo, peças de coleção, livros e discos do escritor, que tinha grande afinidade com a música, o filme lança um olhar sobre a morada de Mário de Andrade – o espaço de vivência familiar, social e de trabalho, que marcou sensivelmente o ilustre paulistano em grande parte de sua vida.

11/10 Paraty | Casa da Cultura | 19h

MOSTRA OUTRO OLHAR – LONGAS-METRAGENS

Filmes especialmente convidados pela direção do Festival MIMO que já fizeram a sua estreia nos cinemas, com grande sucesso de público e de crítica.

DOMINGUINHOS

Diretor: Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar / Documentário: |2014 |São Paulo/SP | Livre

Um retrato do sanfoneiro, cantor e compositor Dominguinhos (1941 – 2013), discípulo de Luiz Gonzaga e autor de sucessos como “Eu só quero um xodó”, “Gostoso demais”, “De volta pro aconchego” e “Lamento sertanejo”. Sua obra é revivida em imagens de arquivo, derramando uma história que se multiplica em sons, versos e beleza.

11/10 Paraty | Igreja da Matriz | 18h

A MÚSICA SEGUNDO TOM JOBIM

Diretor: Dora Jobim e Nelson Pereira dos Santos / Documentário |2011 |São Paulo/SP | Livre

O extraordinário universo da música de Tom Jobim não cabe em palavras. Foi com esta ideia em mente e a sensibilidade aguçada que o diretor Nelson Pereira dos Santos, ao lado de Dora Jobim, se dispôs a encarar o desafio de desvendar, em filme, a trajetória musical do grande artista brasileiro, autor de uma obra eterna e de alcance internacional. Escolheram o caminho sensorial da imagem e do som para exibir a obra do compositor considerado, ao lado de Villa-Lobos, como um dos maiores expoentes de todos os tempos da nossa música.

Vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de melhor longa-metragem de documentário em 2013
Homenageado no Festival de Cannes 2012

10/10 Paraty | Igreja da Matriz | 18h

Comente esta matéria no Facebook:

Responder

Seu email não será publicado.Os campos marcados são obrigatórios *

*