Estudantes do Programa de Qualificação Profissional SENAI/ Associação Cairuçu – CEIC Patrimônio foram recebidas pela Gerente de Relações com o Mercado do CETIQT, Kátia Pires, que contou a história do Centro e as acompanhou até as dependências das aulas práticas.
Educadores responsáveis por áreas específicas conduziram as alunas pelo amplo mundo das enormes máquinas que limpam, separam e preparam os fios de algodão. Depois, descobriram como são feitos os tecidos a partir de sua matéria prima. Um grande salão com dezenas de máquinas de costura de todos os tipos e tamanhos, reproduzia o ambiente de uma grande fábrica de confecção têxtil.
Em meio à overlocks, retas, colarettis, linhas, fios, tecidos e retalhos as alunas se maravilharam com o universo têxtil e aproveitaram para sanar todas as dúvidas com a educadora que as conduzia. Ao final da tarde, o CETIQT ofereceu uma mesa com bolo, biscoito, café e água para o grupo, que retornou à Paraty com outras percepções em relação ao mundo têxtil.
O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do SENAI (CETIQT) atua desde 1949 oferecendo cursos de graduação, pós graduação e MBA voltados para a área têxtil e de confecções. A faculdade SENAI CETIQT conta com 5 ambientes que tem por objetivo simular de forma praticamente idêntica um parque industrial Têxtil.
Existem dois CETIQT´s no Rio de Janeiro, um na Barra da Tijuca e outro, visitado pelo grupo, no Riachuelo.
Visite www.cairucu.org.br
Comente esta matéria no Facebook: