Promovido pelo Paraty Convention & Visitors Bureau, evento recebeu mais de 40 pessoas interessadas em conhecer os detalhes sobre as ações governamentais, de marketing e mídia dos jogos Olímpicos de Londres 2012 e seu legado.
O Gerente para América Latina do VisitBritain, Samuel Lloyd, ministrou uma palestra com o tema “Londres 2012 – O legado para o turismo da Grã-Bretanha”.
No encontro estiveram presentes autoridades dos municípios de Paraty e Angra dos Reis, as diretorias do Paraty Convention & Visitors Bureau e da TurisAngra e empresários do trade turístico da região da Costa Verde.
O palestrante, auxiliado por uma apresentação em slides, explicou a preparação da cidade de Londres para a realização dos Jogos Olímpicos de 2012. Samuel Lloyd ressaltou a importância da articulação entre os diversos níveis de governo e as empresas privadas de alcance global para alcançar os objetivos propostos.
“Não adianta organizar bem um evento se isso não é aproveitado antes, durante e fundamentalmente depois dele, o legado principal tem que ser o incremento do turismo internacional no país-sede” explicou.
“Para isso, foram realizadas PPPs (Parcerias Público-Privadas) com marcas e multinacionais como Samsung; American Express; British Airways; Emirates, English Premier League; Expedia; Hostelworld.com; Virgin Atlantic; Wimbledon Lawn Tennis Museum e Yahoo! que nos permitiram agregar valor às ações através de lançamentos e promoções nos países tradicionalmente emissores de turismo e também nos emergentes, onde foi possível captar um maior fluxo de visitantes”.
“Conseguimos que David Beckham participasse do lançamento de um APP – aplicativo dos Jogos para smartphones, sem gastar um centavo”.
“Várias esferas do governo britânico ficaram envolvidas no projeto, e cada uma direcionou suas atividades na divulgação dos diversos atrativos turísticos do país. Inserções em revistas como Vogue e Harper’s Bazaar visaram atrair um público interessado em outros atrativos não esportivos, como compras, shows musicais, a Família Real, os palácios e castelos, entre outros. Assim foi possível aumentar o tráfego de turistas em destinos não tradicionais, como o País de Gales e a Escócia”.
“Realizamos intervenções com publicidade urbana em Paris, New York e outras capitais globais para mostrar aos visitantes que a Grã Bretanha também tem hot spots que podem ser visitados durante o ano inteiro”.
“O Foreign Office (Ministério das Relações Exteriores) mudou suas peças de comunicação inserindo a logomarca do evento e promovendo a campanha “Great” (Grandioso) inspirada no nome Great Britain associado a tópicos como Sons, Paisagens, História, Gastronomia, etc.”
“Nas redes sociais conseguimos milhões de “likes” e seguidores para os conteúdos adicionados por cada um dos 22 escritórios do Visit Britain espalhados pelo mundo. No Brasil são dois, no Rio e em São Paulo”, acrescentou. “Esses escritórios conhecem a idiossincracia de cada povo e convidaram, em campanhas locais, a conhecer Londres e outras cidades dos países que conformam a Grã Bretanha”.
“Mudamos a percepção das pessoas sobre a frialdade do britânico para receber viajantes e conseguimos aumentar a quantidade de visitantes estrangeiros em 1 milhão a cada ano desde o lançamento do projeto. A previsão é receber 40 milhões de turistas em 2020. Esse é o legado” finalizou.
Após a palestra, foi servido um delicioso coquetel de confraternização assinado pelo Margarida Café, onde os participantes do evento puderam trocar ideias e projetos e fizeram perguntas complementares ao Sr. Samuel Lloyd.
Saiba mais:
http://www.visitbritain.com/pt/BR
http://www.visitbritain.org
Visite www.paratycvb.com.br
Comente esta matéria no Facebook: