Home > Atualidade > Arte & Cultura > IV Encontro do Patrimônio Fluminense acontece em Paraty entre 13 e 15 de agosto. Confira a programação

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "https://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "https://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

IV Encontro do Patrimônio Fluminense acontece em Paraty entre 13 e 15 de agosto. Confira a programação

casa-da-cultura-1Local: Casa da Cultura de Paraty e Largo de Santa Rita. Tema: Patrimônio Cultural e Grandes Intervenções. Evento é espaço público de interlocução, destinado a ampliar a troca de ideias e experiências com a população.

A Semana Fluminense do Patrimônio é organizada anualmente por várias instituições culturais e científicas do Rio de Janeiro. O tema dos debates desse ano são as grandes intervenções diante dos impactos decorrentes da realização de grandes eventos e intervenções no território.

A cada ano, um tema principal é escolhido para orientar os debates sobre preservação dos acervos material e imaterial do estado. E com isso, incluir a pauta na agenda do governo, da imprensa e da sociedade civil, como um todo.

O evento é o principal fórum de reflexão e discussão pública da SFP e acontece de maneira itinerante no território fluminense como um espaço público de interlocução, destinado a ampliar a troca de ideias e experiências com a população.

centro-historico-8A cidade de Paraty é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1958, como monumento nacional, na categoria de conjunto arquitetônico e paisagístico.

Foi escolhida por receber inúmeros eventos, que interferem no modo de vida da população, e por estar localizada em uma região afetada por transformações causadas por grandes intervenções. Dentre elas, destaca-se a construção da Central Nuclear de Angra dos Reis, a implantação de infraestruturas viárias e, num futuro breve, a construção de pólo logístico e de apoio para a indústria petrolífera decorrente da exploração de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos.

O Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF) é o principal fórum de reflexão e discussão pública da Semana Fluminense do Patrimônio (SFP). Sob um tema central, diferente a cada ano, que orienta o conteúdo de apresentações e debates, o encontro acontece de maneira itinerante no território fluminense.

São conferências, palestras e mesas-redondas, que reúnem acadêmicos, gestores dos organismos de proteção e preservação do patrimônio e atores sociais, com intuito de ouvir, dialogar, debater e propor ações, medidas e manifestações sobre questões relativas à valorização e preservação do patrimônio. Trata-se enfim de um espaço público de interlocução destinado a ampliar a troca de ideias e experiências com a população.

centro-historico-1Paraty é a cidade sede da quarta edição do encontro, que ocorrerá na Casa da Cultura de Paraty, no centro histórico da cidade, com o tema “Patrimônio Cultural e Grandes Intervenções”.

Em discussão, a preservação do patrimônio diante dos impactos decorrentes da realização de grandes eventos e intervenções no território.

Tombada pelo Iphan em 1958 como monumento nacional, na categoria de conjunto arquitetônico e paisagístico, Paraty foi escolhida por receber inúmeros eventos, que interferem no modo de vida da população e por estar localizada em uma região afetada por transformações causadas por grandes intervenções, como a construção da Central Nuclear de Angra dos Reis e a implantação de infraestruturas viárias.

Garanta sua participação! Faça sua inscrição on line preenchendo a FICHA DE INSCRIÇÃO

Caso haja vaga, serão aceitas inscrições nos dias do encontro, até 30 minutos antes do início da mesa do seu interesse. As inscrições são gratuitas.

PROGRAMA

13 de agosto (quarta-feira)

Casa da Cultura de Paraty

17h30: Abertura
Das 18h às 20h: Mesa Redonda Grandes eventos e sua relação com a vida cotidiana das cidades e os costumes e tradições locais
a partir das 20h: Apresentação Cultural – Ciranda com “Os Caiçaras” e ”Os Bonecões de Paraty”

14 de agosto (quita-feira)

Casa da Cultura de Paraty

Das 9h às 12h: Mesa Redonda Grandes eventos e a preservação das tradições culturais
Das 12h às 14h: intervalo para o almoço
Das 14h às 17h: Mesa Redonda Grandes eventos como instrumentos de promoção e valorização do patrimônio material
18h: apresentação teatral da Cia Imperial de Paraty com o espetáculo “Um Passeio na História”

15 de agosto (sexta-feira)

Casa da Cultura de Paraty

Das 9h às 12h: Mesa redonda Grandes intervenções e seus impactos no território

Largo de Santa Rita

12h: Feira de Gastronomia e Artesanato
16h: Premiação do concurso cultural Olhares sobre o Patrimônio Fluminense
17h: Apresentações culturais: Jongo do Campinho” e Canto das Três Raças com Laura Santos
19h: Encontro de Contadores de Estórias: “Tramando Contos”

Visualize a programação detalhada AQUI

Comente esta matéria no Facebook:

Responder

Seu email não será publicado.Os campos marcados são obrigatórios *

*