
Nina Braga
No evento desde a primeira edição, em 2011, Nina Almeida Braga participou da própria conceituação do projeto, e também de reuniões dos realizadores, feitas após cada edição para avaliar, corrigir, aprimorar; daí a brincadeira de batizá-la de madrinha.
Em 2011, fez palestra e seu documentário Bocaina Caminhos do Alto (feito em parceria com Adriana Mattoso) foi apresentado. Em 2013, participou da mesa Sustentabilidade e Responsabilidade, ao lado de Kavita Pamar. Para 2014, está preparando uma mostra do trabalho de pesquisa de materiais sustentáveis (projeto e-fabrics) realizado pelo Instituto E, do qual é diretora.
Está prevista, ainda, a apresentação de seu filme Vento Contra (também com Adriana Mattoso), feito durante a disputa de terras em Trindade, localidade que ela conheceu e frequentou anos antes de ali chegar o asfalto.
“Fundi o motor do meu primeiro carro naquela subida…”, recorda com humor. E vai contando, com simplicidade e afeição: “Tenho uma longa história com Paraty, que frequento desde os quinze anos, onde fiz dois filmes, trabalhei na primeira Flip como voluntária, tenho uma casinha…”

Exposição no Instituto E
Nada mais natural, portanto, que ela se envolva com o Paraty Eco Fashion Eco Modus, seja participando como palestrante, indicando outros colaboradores, apoiando a valorização e o resgate do conhecimento tradicional da população local. Para ela, é importante identificar este evento com a cultura desta cidade cheia de história e de histórias humanas e artísticas para contar.
A atuação profissional de Nina Braga é ampla: socióloga e psicóloga, pós-graduada em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ), mestre em Saúde da Criança e da Mulher, professora da pós-Graduação do Departamento de Psicologia da PUC-RJ, coordenadora nacional do Projeto Traces com o Ministério do Meio-Ambiente da Itália, roteirista e diretora de filmes de conteúdo ambiental e muito, muito mais. “O Paraty Eco Fashion Eco Modus está no caminho certo”, diz com alegria. Sobre moda e sustentabilidade, resume: “É preciso encontrar o ponto de equilíbrio entre ética e estética, palavras derivadas da mesma palavra grega: ethos*; não é fácil, mas é possível e isso deve ser buscado”.
* Segundo o dicionário Houaiss online: “ethos: conjunto de valores que permeiam e influenciam uma determinada manifestação (obra, teoria, escola etc.) artística, científica ou filosófica”.
Sobre o evento:

Tenda 2013
O Paraty Eco Fahsion Eco Modus é um grande laboratório e ponto de encontro para discussão, troca de conhecimentos e aprendizado sobre moda, design e sustentabilidade. Avaliando as três edições anteriores, Roberto só tem motivos para comemorar: “O evento está cada vez mais maduro, mais completo, mais cheio, mais importante”.
A cada ano, com a experiência de participação em mais uma edição, curadores e realizadores, juntos, ajustam, afinam e tornam ainda melhor este festival anual. O objetivo é estimular e facilitar a produção de “moda e design sustentáveis que, junto ao aspecto criativo e de renovação, produzam também desenvolvimento humano e financeiro”, resume Roberto Meireles.
O PARATY ECO FASHION ECO MODUS ACONTECE DE 16 A 19 DE OUTUBRO DE 2014
Visite www.paratyecofashion.com.br
Comente esta matéria no Facebook: