Foi um concerto do mais alto nível, com a igreja lotada de gente que desfrutou uma oportunidade única: um luxuoso grupo misto de 35 integrantes cantando obras de compositores alemães, brasileiros e de outras tradições musicais. O ambiente não pode ser mais emblemático, a nave da igreja-mor de Paraty e sua boa acústica deram um contexto sacro às representações do grupo, dirigido pelo maestro Claus Bantzer.
Veja fotos do recital:
Fundado em 1980, o Coro de Câmara de Harvestehude executou um vasto repertório, música coral de diversas épocas e países, da Renascença até a atualidade. A entrada foi gratuita.
O Coro vem desenvolvendo intensa atividade através de suas apresentações na Alemanha assim como França, Canadá e Itália, ao mesmo tempo em que tem realizado significativos registros fonográficos com gravações em estúdio ou ao vivo, somando, em sua trajetória, mais de 9 discos gravados, consulte aqui: http://www.harvestehuder-kammerchor.de/wordpress/der-chor/diskographie – http://www.harvestehuder-kammerchor.de/wordpress/media
Desta forma o Coro de Câmara Haverstehude vem construindo uma excelente reputação também devido a realização de formas experimentais de concerto onde ocorre a união da performance musical com outras formas de arte.
No âmbito da turnê pelo Brasil, apresenta uma parte desse vasto e variado programa com compositores como Bach, Heitor Villa-Lobos e Eric Whitacre.
A organização da turnê brasileira está nas mãos do próprio Harvesterhuder Kammerchor, representado pela sua diretoria (Sra. Beate Scheibe, Sr. Burkhard Werner, Sr. Günter Kochan) e auxiliado por parceiros e representantes no Brasil, como o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – Deutscher Akademischer Austauschdienst e o Consulado Geral da República Federal da Alemanha – Rio de Janeiro.
Período das apresentações no Brasil:
06 a 14 de março de 2014
Programa:
– Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959) Ave Maria e Bendita Sabedoria
– Johann Sebastian Bach (1685 – 1750) Jesu meine Freude e Singet dem Herrn ein neues Lied
– Eric Whitacre (1970) Leonardo dreams of his flying machine
– INTERLUDIUM improvisação no orgão
Mais informações podem ser encontradas aqui: http://www.alemanha-brasil.org/br/node/7300#overlay-context=br/node/7301
Site do grupo: http://www.harvestehuder-kammerchor.de
Nota © – Todas as imagens pertencem ao portal ParatyOnLine. Qualquer uso das fotos deve ter autorização do autor e proprietário: jornal@paratyonline.com