
Mônica Horta em momento de produção, junto às bordadeiras da Praia do Sono. Foto: divulgação
Uma performance de moda sustentável da mini-coleção de bolsas criada por Mônica Horta, inspirada nas Bordadeiras da Praia do Sono, foi o pontapé inicial desse projeto de fomento e promoção das expressões populares e do trabalho dos artistas e criadores locais.
A mini-coleção é composta por peças únicas, feitas à mão, com técnicas de reaproveitamento de materiais, tingimentos, impressões e estampas artesanais, e tecidos reciclados e orgânicos.
A performance teve a participação especial do Brechó Madame Duranga por Flora Petri, e aconteceu no Clandestino Street Food, ao lado da Praça da Matriz.
O Festival Ecochic será desenvolvido em Paraty durante todo esse ano, em edições mensais temáticas, com ações que se complementam e envolvem diferentes áreas da criatividade, como eco-design, gastronomia artesanal, tradições populares, ciência, manifestações artísticas de rua, tecnologia, esportes, artesanato, artes plásticas, música, fotografia, filme/vídeo, pintura, teatro, dança e moda, sempre apresentados em formatos práticos como oficinas, conversas criativas, desfiles, exposições, intervenções, instalações, encontros e performances.

Bolsa “Solar”, criada por Mônica Horta, junto à peça que a inspirou: um clips produzido por uma bordadeira da Praia do Sono em 2013. Foto: divulgação
Além disso, acontecerão workshops, concursos, flash mobs, vivências, lançamentos e ações colaborativas como feiras, passeios, apresentações e aulas abertas. Participarão dessas atividades, profissionais de diferentes áreas que trabalham com o tema sustentabilidade, e pessoas e empresas dispostas a construir e estabelecer, coletivamente, processos sociais sustentáveis.
Por estarem fundamentados na Economia Criativa, esses encontros mensais serão produzidos em vários locais de Paraty, que receberão diferentes atividades, realizadas durante três dias, sempre gratuitas para o público. O cronograma do Festival Ecochic já está definido para todo o ano de 2014, e a primeira edição com o tema “Felicidade” acontecerá entre os dias 28 e 30 de março.
Descarregue a programação AQUI
O Movimento Ecochic já realizou várias edições e muitas atividades em São Paulo, em locais importantes como o Conjunto Nacional (Av. Paulista), Studio SP (Vila Madalena) e Jardins, inclusive com a participação de 18 estados brasileiros e grandes e novos nomes.
Mais informações, podem ser obtidas através do site movimentoecochic.com
Comente esta matéria através do Facebook: