Medidas para ordenar o evento serão aplicadas de 15 a 18 de agosto. O Festival da Cachaça, Cultura & Sabores de Paraty valoriza a bebida como patrimônio gastronômico e cultural da cidade.
Além das tradicionais estandes dos alambiques, haverão 17 barracas com pratos e petiscos criados por chefs e festeiros da cidade.
A inspiração dos cardápios vem da gastronomia sustentável, com a utilização de produtos locais e valorização das receitas regionais, misturando-se a esta grande festa contando um pouquinho da história de Paraty através de suas receitas.
Uma das principais preocupações é com o consumo da bebida por menores de 18 anos, conheça as principais resoluções:– Os horários para encerramento ficaram assim: Quinta – 1 hora da manhã; Sexta e Sábado 2 horas; Domingo – Meia noite;
– A reprodução sonora produzida por particulares está proibida, os órgãos de segurança agirão com rigor;
– A APACAP (Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty) vai entregar pulseiras de identificação para os participantes do evento. Nelas constará a mensagem de que é proibida a venda para menores;
– A fiscalização atuará também junto aos ambulantes que atuam no entorno do evento;
– Haverá uma estrutura para recolhimento de garrafas de vidro descartadas. Locais próprios e catadores estarão disponíveis;
– Haverá ainda uma campanha pro Lei Seca.
Agricultura
O setor de agricultura estará presente mais uma vez no Festival da Cachaça, Cultura & Sabores de Paraty. O estande contará com a participação do Emater, Sebrae e Ministério da Agricultura, entre outras instituições.
Serão apresentadas as Unidades Demonstrativas de novas variedades de Cana-de-açúcar, alambiques beneficiados pelo Programa PROSPERAR de fomento a agroindústria, o projeto Banco Comunitário de Sementes de Adubos Verdes.
Haverá exposição de mudas de espécies nativas, agrícolas, florestais e medicinais produzidas no Horto Municipal (distribuição gratuita no dia 18/08), distribuição gratuita de sementes de hortaliça, exposição de produtos (queijo e farinha de mandioca).
O SEBRAE realizará atendimento sobre o Micro Empreendedor Individual. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai mostrar as políticas de apoio e desenvolvimento da agricultura e pecuária com destaque para a produção orgânica.
Confira a programação do festival no Paço Municipal AQUI
Comente esta matéria através do Facebook: