Alunos e educadores do projeto de Educação de Jovens e Adultos Laranjeiras organizaram um evento cultural na Vila Oratório para manifestar toda a expressão oral e artística dos participantes.

Esse grande encontro de integração entre alunos, educadores e a comunidade da Vila Oratório tem a sua história. Tudo começou com os alunos da EJA assistindo uma tele-aula do programa educacional da Fundação Roberto Marinho sobre o Brasil Monarquia e Brasil República:
Para registrar melhor toda a informação recebida, participaram de um tour pelo Centro Histórico de Paraty com a guia de turismo Sylvia Ju:
Foi uma aula viva e dinâmica da formação e crescimento da nossa cidade. Conhecer os personagens marcantes de Paraty e seus moradores que tão bem relataram nossa história trouxe à memória o saudoso poeta Zé Kleber, virando uma oportunidade para conhecer e fomentar a tradição oral da nossa comunidade com os alunos.
Lúcio Cruz (sobrinho do poeta) e Lia Capovilla (paraty.com), gentilmente cederam o documentário produzido pela Eco TV: o vídeo narra a vida e obra do poeta, com depoimentos da família e amigos. Os alunos e educadores sensibilizados com tamanho talento e poesia, organizaram o Sarau na Vila Oratório.
Foi um encontro para manifestar toda a expressão oral e artística dos participantes: poesias declamadas pelos alunos,
música dos alunos do CEIC – Centro de Educação Integral Cairuçu,
Grupo de Dança Laranjeiras,
encontro musical do professor Malvão e o Sr. Ceci (mestre popular) cantando Zé Kleber, enfim, foi uma grande festa com a intenção de compartilhar alegria e espontaneidade.
Os educadores e a coordenação da EJA Formação Laranjeiras acreditam numa educação participativa, onde cada um é aprendiz e educador. Um compromisso fundamental para a formação educacional de 46 alunos, moradores e trabalhadores da comunidade.
A EJA Formação Laranjeiras é uma parceria do Condomínio Laranjeiras, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Roberto Marinho e Associação Cairuçu.
“Escola é o lugar onde se faz amigo. Não se trata só de prédios, salas, quadra, programas. Escola é sobre tudo gente. Gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.” Paulo Freire.
Visite www.cairucu.org.br