Home > Notícias > Deputado solicita emenda ao Orçamento da União para duplicar a Rio-Santos entre Itacuruçá e Paraty

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "https://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "https://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Deputado solicita emenda ao Orçamento da União para duplicar a Rio-Santos entre Itacuruçá e Paraty

Fernando Jordão solicitou ao Presidente da Comissão Permanente de Viação e Transporte da Câmara Federal que fizesse uma Emenda de Comissão ao Orçamento da União viabilizando a duplicação da BR-101 Sul, no trecho entre Itacuruçá e Paraty. O Deputado Washington Reis, que é presidente da referida Comissão, já tomou as providências para atender a solicitação.

Para Jordão, a Comissão de Viação e Transporte entendeu a necessidade de tal emenda considerando que na região há uma Central Nuclear e um terminal de petróleo que utiliza esse trecho sul da rodovia, entre outras coisas, para receber insumos e equipamentos essenciais aos seus funcionamentos. Além disso, a BR-101 Sul é peça fundamental do Plano de Emergência da Central Nuclear e precisa receber os investimentos necessários a sua duplicação. Para somar a relação de demanda há também a importância vital dessa rodovia para o fluxo turístico da região, fundamental para a economia.

– Sabemos da importância da Rio-Santos para toda a economia da Costa Verde, mas precisamos aproveitar as oportunidades e destinação de cada órgão federal, para direcionar suas ações em benefícios da população. Esse é o caso da Comissão de Viação e Transporte. A solicitação baseou-se no fato de que na região há as usinas nucleares e o Tebig. Se a proposta da emenda de Comissão for aprovada, aumenta as chances da obra sair do papel  – explicou Fernando Jordão.

Ainda com relação a essa duplicação da BR-101 Sul, o Deputado enviou um Requerimento de Informações ao Ministro dos Transporte, Paulo Sérgio Oliveira Passos, para obter informações sobre quais as ações o ministério fará em relação a essa obra.

No mesmo documento, o deputado enfatiza o fato de que as chuvas de 2010 causaram vários danos, que foram reparados em parte, mas que deixaram um rastro de providências a serem tomadas. Esse é o caso da reinstalação das passarelas em frente a Sapinhatuba I, que foram derrubadas com as chuvas e não foram reinstaladas após a conclusão das obras.

– Esse tema já foi abordado junto ao DNIT numa audiência que tivemos com a diretoria, mas até agora nenhuma providência foi adotada. Os redutores de velocidade ali instalados que seriam uma solução paliativa, não oferecem a segurança necessária aos moradores e, com o tempo e o consequente desgaste, estão sendo um risco aos motoristas – enfatizou o Deputado Fernando Jordão.

A instalação de uma passarela em frente ao Condomínio Cidadão, na Grande Japuíba, também fez parte das reivindicações ao Ministro dos Transportes. Fernando Jordão relatou a necessidades demais essa passarela na Japuíba.

– Naquele ponto foram construídas 420 unidades habitacionais e instalada a UPA que atende a uma população de 60 mil moradores da região, dividida pela BR-101. Não há como amenizar o problema com a instalação de faixas de pedestres, que dão uma falsa sensação de segurança e, na verdade, colocam em risco pedestres e motoristas. Os pedestres se arriscam numa travessia inevitável  e os motoristas quando decidem parar na faixa de pedestres, acabam sendo vítimas de colisões traseiras, muitas vezes, inevitáveis. Não podemos assistir passivamente a outras mortes – finalizou o deputado.

Fonte: Angra News