O projeto, desenvolvido por Dax Goulart para o Paraty Convention, recebeu o diploma em Brasília, nas mãos do Sr. Delfim da Costa Almeida, Secretário Executivo do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau (representando o Paraty CVB) na cerimônia de entrega da Chancela do Plano de Promoção do Brasil para a Copa do Mundo FIFA 2014.

O Paraty CVB recebeu uma estatueta comemorativa
199 projetos foram inscritos, e as propostas atenderam a pelo menos um dos seguintes eixos temáticos: negócios, turismo e sociocultural. A seleção foi feita em duas etapas, ambas com caráter eliminatório: habilitação técnica e avaliação de mérito.
Sobre o “Vivência Paraty”
Pretende-se atingir com o projeto, em 2 anos, as principais agências e operadoras e também o mais importantes veículos de imprensa do Brasil e do mundo, trazendo profissionais especialmente selecionados.
O objetivo é proporcionar aos visitantes especializados, nacionais e internacionais, as vivências do Turismo Sustentável de Paraty, tendo como resultados a veiculação de matérias jornalísticas, o aumento da demanda turística e o fortalecimento da marca Brasil associada à sustentabilidade. Ao término do projeto serão produzidos 5.000 Show-Cases para divulgar no Brasil e no mundo essa vivência inédita.
A ideia é agregar valor ao produto turístico com a inclusão de atrativos culturais ao Roteiro, ou seja, a música, a dança, as festas tradicionais, o artesanato, teatro, o modo de fazer, de ser, de viver, das cores, dos cheiros e dos sabores. Por exemplo: o visitante terá a oportunidade de participar de uma ciranda, ver a produção de cachaça, de farinha, a visitação de um cerco de pesca, etc.
O visitante será provocado a compreender que o desenvolvimento local pretendido, exposto à globalização, no longo prazo, será resultante direto da capacidade dos atores e da sociedade local em se estruturarem e se mobilizarem, com base nas suas potencialidades e suas matrizes econômicas e culturais, para definir e explorar suas prioridades e especificidades, buscando as competitividades num contexto de rápidas e profundas transformações.
O resultado em termos de posicionamento no mercado está caracterizado pelos atrativos turísticos que possam diferenciar Paraty (Brasil) dos demais destinos (do mundo) ao passo que também possibilitem a compreensão plena das características locais. Ou seja, os atrativos escolhidos ou desenvolvidos para integrarem o Roteiro do projeto “Vivência Paraty” são aqueles que podem diferenciar o destino e que ao mesmo tempo o caracteriza.
Portanto, quando será apresentado ao visitante profissional um prato da gastronomia sustentável, por exemplo, ali está sintetizado o modelo de desenvolvimento proposto para o turismo no mundo inteiro, pois no prato deve ter como ingredientes um palmito plantado e colhido em Paraty em bases agroecológicas ou frutos do mar oriundos da pesca artesanal fornecidos por uma comunidade caiçara, que o empreendimento é carbono compensado, que todo o óleo utilizado será coletado e transformado em biodiesel.
Este é o principal resultado a ser esperado pelo projeto: a mudança da cultura do modo de produzir e do padrão de consumir. Além dos resultados esperados com a execução do projeto, como por exemplo, a veiculação espontânea de matérias jornalísticas que retratem o turismo sustentável em Paraty e o aumento da venda do destino nas agências e operadoras em virtude da ampliação do conhecimento sobre o destino e o seu comprometimento com a sustentabilidade.