Home > Atualidade > Notícias sobre Eventos > TurisAngra apresentou estudo sobre turismo na Ilha Grande

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "https://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "https://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

TurisAngra apresentou estudo sobre turismo na Ilha Grande

Representantes da entidade e do trade turístico da Ilha Grande se reuniram este mês, na Casa de Cultura do Abraão, para assistirem à apresentação de um estudo sobre a cadeia produtiva do turismo na Ilha Grande.

O trabalho foi realizado por Patrícia Cerqueira Reis, pesquisadora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e doutoranda da Universidade de São Paulo (USP) na área de Comunicação. A pesquisa, iniciada no ano passado, teve como objetivo analisar o funcionamento do turismo local, ressaltando pontos positivos e negativos.

– Através da pesquisa podemos constatar o quanto a beleza e a exuberância da Ilha Grande disfarçam problemas de infraestrutura – resumiu a pesquisadora. Ela explica que os turistas costumam ficar tão encantados com as belezas naturais que acabam por relativizar alguns problemas. – Isso é bom? É médio. Pois isso é um sinal de risco. Esse turista que percebe problemas de infraestrutura, mas retorna mesmo assim, a médio e longo prazo vai deixar de vir. Pois esses problemas vão aos poucos desconstruindo a imagem positiva que ele tem do local – explicou.

Um porto forte do turismo local é o ecoturismo, em alta atualmente, de acordo com Patrícia. Ela compara a Ilha Grande a lugares como Fernando de Noronha e Bonito, dois destinos identificados com o ecoturismo. Mas, segundo ela, esses destinos estão mais avançados em termos de serviços e articulação do turismo com a comunidade. Os serviços de transporte foram apontados como um ponto fraco do local, principalmente por causa das Barcas S/A, que recebeu uma avaliação negativa.

Participaram da apresentação representantes de hotéis e pousadas, do Convention Bureau da Ilha Grande, de entidades de classe como a Associação de Moradores da Ilha Grande (Amaig) e o Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Baía da Ilha Grande (Consig), Polícia Militar, TurisRio dentre outros.

Mais de 150 pessoas foram entrevistadas para a pesquisa, incluindo representantes do trade e turistas. O trabalho, intitulado “Marketing Territorial: um estudo sobre o trade de turismo da Ilha Grande”, será lançado dentro de alguns meses pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberj) como parte de um livro sobre marketing territorial, campo da pesquisadora.

O marketing territorial é voltado para o estudo de marcas de cidades, estados ou regiões, pela mesma lógica do marketing coorporativo. Na USP, Patrícia desenvolve um estudo sobre a marca “Rio de Janeiro”.

Uma das propostas do trabalho apresentado é o fortalecimento da marca “Ilha Grande”. De acordo com o presidente da TurisAngra, a pesquisa servira de base para as próximas ações voltadas para o fortalecimento e a estruturação do turismo.

– Vamos nos reunir no próximo mês com representantes de diversos setores ligados ao turismo para formarmos grupos de trabalho – afirmou Carloni, que pretende incluir nesses grupos setores do poder público, como a Secretaria de Meio Ambiente e a Fiscalização de Posturas. – O objetivo é a gente pensar em tudo o que foi exposto aqui e ver o que podemos fazer para ordenar e qualificar o turismo – resumiu o presidente da TurisAngra.

Fonte: Angra News