Home > Atualidade > Governo & ONGs > Moda e design para um mundo com um novo olhar no Paraty EcoFashion

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "https://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "https://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Moda e design para um mundo com um novo olhar no Paraty EcoFashion

Nos próximos dias 14, 15 e 16 de setembro acontece a segunda edição do Paraty EcoFashion, evento com foco na sustentabilidade que, desta vez, amplia o seu olhar para além da Moda para chegar aos objetos como um todo e alcançar o design sustentável também nas áreas de Arte e Decoração.

Lena Santana

Integrado por exposições, palestras, oficinas e workshops sobre a sustentabilidade no artesanato e no design, o Paraty EcoFashion nasceu para promover a união entre as comunidades periféricas da região, artistas plásticos, outros profissionais e instituições renomados. Tudo para chegar a uma “costura” bem feita, que “alinhava” de forma caprichada e bonita a tradição local dos moradores com a visão e a técnica apuradas de profissionais experientes, visando a inclusão efetiva das populações com pouco acesso à informação sobre Design e Moda.

Assim, neste ano, com seu leque mais aberto, o Paraty EcoFashion abriu também maiores chances às comunidades envolvidas, que se viram com mais liberdade para utilizar seus conhecimentos sobre materiais e técnicas tradicionais de baixo impacto ambiental em suas produções de objetos.E o mesmo estímulo à produção artesanal social e ambientalmente sustentável permaneceu vivo na área da Moda, não apenas valorizando a cultura local, mas também  trazendo à tona um debate sobre os princípios éticos e estéticos da produção contemporânea.

Tingimento - Foto: Marta Viana

Os convidados e as comunidades

O Paraty EcoFashion convidou o Instituto Zuzu Angel, o tecelão e designer de artesanato Renato Imbroisi, a artista têxtil Sandra Thaumaturgo e o artista plástico paratiense Lúcio Cruz, entre outros, para trabalharem junto a seis comunidades tradicionais do município de Paraty, oferecendo capacitação às populações do Pouso da Cajaíba, de Trindade, Praia do Sono, Ilha do Araújo, do Quilombo do Campinho da Independência e da Aldeia Indígena de Paraty-Mirim.

Em um trabalho prévio de capacitação, homens e mulheres caiçaras, indígenas e quilombolas tiveram ainda a oportunidade de participar de oficinas de Corte e Costura, de Design e Papel Artesanal, Customização, e Vivência para Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Artesanato – tudo como estímulo para a criação de peças do vestuário e objetos de design capazes de unir o fruto das tradições a um olhar diferenciado, mais moderno e voltado para a arte contemporânea, apresentado pelos experientes profissionais convidados.
Também estarão presentes a estilista Lena Santana, a designer Mana Bernardes e a socióloga Nina Braga.

Saberes e fazeres: o foco do evento

O resultado desse trabalho e dessa experiência conjunta entre profissionais e comunidades é um dos pontos altos do Paraty EcoFashion, traduzido em exposições que prometem surpreender pelas criações sustentáveis.

Uma delas com foco em Moda e Design, será realizada na Casa da Cultura, reunindo projetos de 13 equipes de diversas faculdades da área, com curadoria do Instituto Rio Moda.

Edição 2011

Na Tenda da Feira Criativa, no Centro Histórico, haverá exposição e venda de produtos alinhados com os objetivos do projeto. Outra mostra, Raízes de Paraty, vai acontecer na Casa SESC.
A programação ainda inclui um ciclo de cinco palestras na  Casa da Cultura , sob coordenação do Instituto Zuzu Angel, e workshops e oficinas ligadas à sustentabilidade, no Silo Cultural.

Com olhos voltados para a saúde do Planeta e para o futuro das novas gerações, o Paraty EcoFashion é fruto de uma missão: a de fortalecer o desenvolvimento sustentável a partir da educação ambiental e da conscientização.

Nascido da mescla de prática e teoria, é um evento comprometido com uma nova mentalidade e que se realiza para incentivar pesquisas e criações que contemplem a conservação do meio ambiente e o respeito  à diversidade cultural do Brasil.

“Beber na fonte dos saberes e fazeres” das comunidades tradicionais, inovar na forma, gerar renda por meio da economia solidária: é este o fio condutor que faz acontecer o Paraty EcoFashion pelo segundo ano consecutivo. E não à toa numa cidade histórica, com quase 400 anos de existência, privilegiada por uma geografia das mais belas, entre a Mata Atlântica e a Serra do Mar, numa baía de mar calmo pontuado por ilhas paradisíacas.

Destino turístico dos mais cobiçados, Paraty também é motivo de visita e curiosidade quando o assunto é moda e design sustentável. Acompanhe as últimas notícias em paratyecofashion.com.br e www.facebook.com/paratyecofashion

Foto: Giancarlo Mecarelli

Veja aqui a programação dos nove workshops programados ao longo dos três dias de evento (14, 15 e 16 de setembro), em Paraty. Programe sua cobertura entrando em contato com Claudia Ferraz: email claudia@colibri.org.br

telefones (11) 9147 3807 / (24) 8125 1105

* ANDRÉIA DO ALMO – Tecendo Histórias
Tecelagem manual com contos da tradição oral: design têxtil.
*CONSUELLO MATRONI – Customização de Camisetas com Aplicação de Materiais Reciclados
*EVANDRO HALABEY – Criação & Tingimento
Tingimento e Silk como formas de reaproveitamento de roupas e têxteis.
*FLÁVIA CINTRA – Pintando & Recriando
Despertar nas crianças a consciência de reutilizar o que parecia não ter mais uso.
*LENA SANTANA – Moda sem moldes
Experiência com a moulage, técnica de construção de peças utilizando as proporções e dimensões do corpo, e dispensando o uso de moldes.
*LILYAN BERLIM – Sustentabilidade e Moda
*LUCÍLIA TRISTÃO RAMOS – Cores e Sabores da Moda
com base na utilização de elementos da culinária nacional, famosos por sua forte pigmentação, em oficina de beneficiamento têxtil.
*RUTE CASOY – Roda de Mulheres Bordadeiras
Em cima de textos “adormecidos” e desenhos, visando aplicação na técnica do bordado.
*RUTH JOFFILY – A Trama do Olhar
Uma reflexão sobre a construção de imagens femininas através do tempo, com materiais utilizados em reciclagem.