Os bairros de Paraty beneficiados são Patrimônio, Trindade, Vila Oratório e Ponta Negra. Esses equipamentos farão parte de uma Rede de Bibliotecas Comunitárias organizada por outra ONG, a Casa Azul, que realiza parcerias com líderes comunitários, estudantes, moradores da cidade e outras organizações não governamentais envolvidos e comprometidos com a formação de leitores, para implementação do projeto.
A parceria e captação de recursos para implantação das 4 bibliotecas exigiu um movimento de um ano inteiro de estudos e negociações entre as ONGs, isso culminou na efetivação de um projeto sólido com condição de permanência de longo prazo.
“Para a Associação Cairuçu, para a Casa Azul e para as comunidades, essas bibliotecas são uma conquista”, afirma Daniel Cywinski, superintendente da AC.
“Fazer parte desta Rede de Bibliotecas foi determinante para a estruturação dos espaços. Dessa forma as ONGs unidas e somando esforços, consolidam projetos sólidos, com formações continuadas de mediadores de leitura , manutenção de acervos de boa qualidade e integração com políticas de educação nas esferas governamentais.” finalizou o dirigente do terceiro setor.

O objetivo desta Rede de Bibliotecas Comunitárias é fortalecer estes espaços como centros de documentação e referência, fortalecer parcerias e ações para o incentivo à leitura a partir do protagonismo de cada participante.
A biblioteca deve ser um lugar onde o povo possa encontrar-se, trocar ideias, discutir problemas, saciar curiosidades e obter informações essenciais para a cidadania. Sua implantação em comunidades é necessária e urgente, sendo uma das ferramentas importantes no processo de democratização da informação, lazer, entre outros fatores considerados imprescindíveis para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Visite www.cairucu.org.br