Mais dois escritores estrangeiros confirmados para a Festa literária Internacional de Paraty 2012, que acontece na nossa cidade entre os dias 04 e 08 de julho.

Teju Cole
Comparado a Albert Camus e Joseph O’Neill pela crítica internacional, Teju Cole é autor de “Cidade Aberta”, obra vencedora do Hemingway/PEN Award de melhor ficção. O livro com traços autobiográficos, acompanha a história de Julius, um homem do pós-11 de setembro que lança um olhar de desilusão sobre Nova York.

Dulce Maria Cardoso
Dulce Maria Cardoso nasceu em Trás- os – Montes, em 1964, na mesma cama onde haviam nascido a mãe e a avó. Tem pena de não se lembrar da viagem no Vera Cruz para Angola. Da infância guarda a sombra generosa de uma mangueira que existia no quintal, o mar e o espaço que lhe moldou a alma. Regressou a Portugal na ponte aérea de 1975.
Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, escreveu argumentos para cinema, gastou tempo em inutilidades. Também escreveu contos. Tem fé, uma família, um punhado de amigos, o Blui e o Clude. Continua a escrever e a prezar inutilidades. Vive em Lisboa.
Atração da Flip este ano, a portuguesa lança no Brasil o aclamado romance ‘O retorno’, sobre as perdas de uma família que, como a sua, foi obrigada a deixar Angola em 1975.
Publicou em 2005 o seu segundo romance,Os Meus Sentimentos, a que se seguiu em 2008, Até Nós, colectânea de contos. Publica em Outubro de 2009 o terceiro romance O Chão dos Pardais. Os seus romances estão editados em França, Brasil, Argentina, Espanha, Itália e Holanda e têm sido objecto de estudo em várias universidades. Em Julho de 2009 recebeu o prémio da União Europeia para a Literatura.