O Centro de Educação Integral Cairuçu -CEIC, recebeu 30 pessoas que assistiram uma excelente palestra sobre o Projeto Aves de Paraty, ministrado pela Coordenadora do Projeto, Sylvia Junghahnel. O evento teve a participação especial de Carlos Rizzo, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ubatuba.
Na ocasião, foi apresentada a prática da Observação de Aves em Ubatuba, que é conhecida pelo desenvolvimento do “Birdwatching” há mais de 10 anos e está bem estruturada para receber turistas do nicho, por exemplo no Centro de Observação de Aves do Cambucá no Parque Estadual da Serra do Mar e no Itamambuca Eco Resort.
Para observar as aves, basta abrir as janelas! Elas estão por todo lado, vale dar visibilidade a elas! Elas são lindas, os beija-flores são pura nanotecnologia e além do mais, representam mídia positiva, o que foi possível ser visto através da apresentação de uma matéria sobre aves em São Sebastião, divulgada semana passada na TV.
O ‘birdwatcher’ (observador de aves), costuma ter uma lista das aves no mundo e quer conhecer pelo menos mais uma para adicionar à sua ‘lifelist’, a lista de aves que viu em toda a sua vida. De 10.474 aves registradas na terra, só 732 estão na Europa, mas no Brasil encontram-se 1736 espécies, o que torna o Brasil um destino atraente.
Na Mata Atlântica existem aproximadamente 600 tipos de aves, Ubatuba já registrou a existência de 564, e Paraty apenas 379. Como as aves não se limitam a viver só numa ou outra cidade (a Mata Atlântica é a mesma), então deve haver pelo menos 185 espécies a serem descobertas por aqui.
Neste ano deve ser feito um levantamento dos estudos de Registro de Aves em Paraty e também um levantamento nas diversas comunidades do município. O registro constará da lista no site http://www.projetoaves.com.br/birdlist/doku.php?id=paraty:home, administrado por Carlos Rizzo, que ofereceu a parceria. No momento está lá só o Quero-Quero, como que pedindo: – Quero-Quero MAIS AVES! Depois será elaborado um site próprio.
Veja alguns links sobre os temas mencionados: