No Forte Defensor Perpétuo de Paraty vai acontecer a exposição coletiva onde artistas fazem sua interpretação das lendas e as representam através da pintura, escultura, música e vários tipos de produção artesanal.
O evento busca cultivar o respeito e a valorização das tradições indígenas. São convidados artistas estrangeiros para integrar a exposição. Na ocasião, também é feito o concurso de cestaria Viejo Award, tradição das comunidades indígenas, quilombolas e caiçara.
O evento tem uma trajetória comprida: integra o calendário cultural de Paraty desde 2003. Em 2004 ficou entre os dez melhores projetos culturais do Estado de Rio de Janeiro, no concurso “Cultura Nota 10”, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio, juntamente com a Unesco. Mas o Ymaguaré origina-se em 1997, quando a Associação Artística Cultural Nhandeva de Paraty organizou a primeira edição.
A associação tem produzido CDs e fez o lançamento do livro Ymaguaré – Mitos e Lendas Guarani, ilustrado por Patrícia Solari e organizado por Roque Gonzáles. Trata-se de um compêndio didático, ilustrado, de fácil leitura – tanto para crianças quanto para professores, com um glossário em guarani para facilitar a compreensão das histórias que visa funcionar como um instrumento de transmissão e perpetuação dessa cultura.