
O estudante da Unicamp Thierry Marcondes (Foto: Divulgação)
O estudante de engenharia elétrica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi um dos oito vencedores brasileiros do Programa Jovens Embaixadores Ambientais, realizado pela Bayer em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
A partir do projeto, o estudante foi responsável pelo plantio de 2 mil árvores e pela neutralização de 350 toneladas de gases responsáveis pelo efeito estufa. O plantio foi oferecido dentro do Projeto Arborização da Rio-Santos, que atua na região desde 2002 e é responsável pelo plantio de 12 mil árvores ao longo dos últimos dez anos.
Os estudantes ainda irão concorrer ao prêmio de Embaixador Ambiental Mundial da Bayer, que tem como prêmio mil euros para investimento no projeto socioambiental que o levou ao prestígio internacional. “O que foi determinante para a escolha destes jovens foi o nível de engajamento nas ações socioambientais”, afirma o coordenador de responsabilidade social da Bayer, Arturo Rodriguez.
Marcondes concluiu a disciplina, mas o Carbono Compensado continua vivo em Paraty, garantindo a preservação da Mata Atlântica. “O projeto continua ativo sim e hoje a Secretaria de Meio Ambiente de Paraty entrou em contato com a equipe do Carbono Compensado dizendo que já tem os cálculos para saber quantas árvores tem que plantar para compensar o seu próprio carbono”, afirma. Segundo ele, a expectativa é que o projeto seja ampliado para outros municípios.