*Por Clelia D’Almeida – Quando me mudei pra Paraty, descobri ótimas qualidades em peixes típicos da região (dos quais eu nunca tinha ouvido falar) por exemplo o Gunguito… um tipo de bagre pequeno, que me disseram é natural daqui , um pouco difícil de limpar, mas dá um pirão saboroso.
Outro peixe muito querido dos paratienses é a Cavala, considerado peixe nobre, que anteriormente eu não ligava a mínima. Então a nossa receita de hoje é Cavala com Banana da Terra.
Ingredientes:
– 1 kg de cavala salpresa
– 2 maços de coentro
– 3 tomates
– alho, cebolinha verde, caldo de limão, azeite doce, pimenta malagueta, colorau, banana-da-terra madura descascada e cortada em rodelas.
Preparo:
Tire o sal da cavala depois de cortá-la em postas, enxugue o peixe para não chorar muita água e arrume numa panela de barro com uma camada dos temperos picados. Alterne com as rodelas de banana e por cima mais tomate, coentro e cebola picados, regados com azeite e o colorau. Leve ao forno forte. Verifique o sal e o limão. Sirva fervente, acompanhado de farinha de mandioca, arroz e feijão. Bom apetite!

Clelia D’Almeida é a gerente do restaurante da Pousada Magia Verde e assina nossa coluna semanal de gastronomia. Contato e reservas: clelia.dalmeida@hotmail.com / (24) 9811 5651 – 3371 7801