A mesa Zé Kleber, que abre a programação do dia 7 de julho, é um espaço aberto à comunidade paratiense dentro da Flip, com entrada gratuita. Com o objetivo de refletir sobre questões locais, a mesa contará com a presença das francesas Michèle Petit e Dominique Gauzin-Müller.
A antropóloga Petit é conhecida por seus trabalhos sobre a leitura em espaços de crise, como zonas em contexto de guerra, crise econômica ou deslocamento forçado. Seus estudos mostram como o ato de ler, coletiva ou individualmente, ajuda os indivíduos nessas situações. Já a arquiteta e jornalista Gauzin-Müller, mostrará a importância dos equipamentos urbanos planejados segundo preocupações ambientais e sociais, apontando, assim, alternativas criativas para o desenvolvimento sustentável de cidades como Paraty.
Na segunda mesa do dia, Lírica crítica, a poesia está presente, com um debate entre a escocesa Carol Ann Duffy e o brasileiro Paulo Henriques Britto.
Primeira mulher escolhida como “Poeta Laureado” na história da Grã-Bretanha, Carol Ann aborda o tripé opressão, sexo e violência com intensidade e rigor formal. O carioca Britto, além de um dos principais tradutores da língua inglesa para o português, é autor de quatro livros de poesia e vencedor do prêmio Portugal Telecom de 2004, por Macau.
A segunda mesa do dia, Marco zero modernista, conta com a participação do crítico argentino Gonzalo Aguilar, autor de Poesia concreta brasileira e de ensaios sobre a antropofagia, e da escritora e jornalista Marcia Camargos, autora de mais de 20 livros, entre eles Semana de 22, uma abordagem crítica da Semana de Arte Moderna – um mergulho no universo intelectual da época. Nessa mesa, os dois autores revelam as múltiplas facetas de Oswald de Andrade como precursor da poesia concreta e da Tropicália.
As dicotomias e confluências entre ciência, filosofia e arte permeiam a conversa entre o médico neurocientista Miguel Nicolelis e o filósofo Luiz Felipe Pondé. Nicolelis é considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo pela revista Scientific American e Pondé é autor de diversos livros nos quais discute a modernidade do ponto de vista da filosofia da religião. Os dois encerram as mesas do dia 7.
Confira a programação completa: www.flip.org.br