Nossa colunista Clelia D’Almeida combina uma receita radical com uma sobremesa tradicional: espaguete de farinha integral com môlho de melancia – ovos nevados.

Ovos Nevados
COZINHAR.. …..ocupaçao prosáica, necessária, para alguns um verdadeiro suplício, para outros um prazer. Aprendi comendo fora, lembrando das tias e avós, e sobretudo com boa capacidade de memorizar receitas, ou quando havia uma, decupar os ingredientes. O acaso é muito importante também. A partir do que você tem disponível na sua geladeira e despensa, inventar uma refeição.
Lembro-me da época da dieta macrobiótica, em que os ingredientes eram “ying ou yang” e o correto era combinar bem os dois, positivo e negativo, para fazer uma alimentação equilibrada. Um dos maiores vilões na macrobiótica, o tomate -legume/fruta, necessita de muinto agrotóxico para seu cultivo. Lembro-me de um prato macrobiótico muinto interessante: espaguete de farinha integral, feito com môlho de melancia, super gostoso.
INGREDIENTES
1 kg. de melancia madura, sem casca. Leve-a ao fôgo brando em panela tampada, dexe-a cozinhar lentamente, vá mexendo sempre, até que vire uma pasta como a massa de tomate – coar para tirar as sementes. Refogue 2 dentes de alho socados com um pouco de azeite bom. Misture a massa de melancia, deixe ferver, acerte o sal, coloque umas fôlhas de manjericão, deixe ferver um pouco e está pronto.
Sirva com a massa de sua preferência, bem fumegante, ou invente alguma coisa com esse môlho diferente. O paladar é ótimo, sem nenhuma acidez. Mais como essa história de macro é meio radical, vamos contrabalançar com uma sobremesa tradicional: Ovos Nevados
INGREDIENTES:
1 Lt. de leite
6 Ovos
Açúcar a gôsto
Essência de baunilha ou casca de limão.
MODO DE PREPARAR:
Numa panela larga, leve o leite ao fôgo para ferver, enquanto bate as claras em neve, bem duras. Quando levantar fervura, vá deitando colheradas dessa neve no leite, deixe um pouco e vire com excumadeira e vá pondo as bolas de clara numa vasilha funda, de preferência transparente.
Faça até acabar as claras, não deixando que cozinhe demais. Feito isso, tire o leite do fôgo bata as gemas com açucar a gosto, bem batidas, junte ao leite e leve ao fôgo mexendo sempre até engrossar. Junte a baunilha e despeje o molho assim obtido sobre as neves que estão na vasilha funda. Se for usar cascas de limão ao invés de baunilha, junte-as ao leite. Juntar as gemas, retirando-as antes de despejar o molho.

Clelia D'Almeida
Clelia D’Almeida é a gerente do restaurante da Pousada Magia Verde e assina nossa coluna semanal de gastronomia.
Contato e reservas: clelia.dalmeida@hotmail.com / (24) 9811 5651 – 3371 7801