Confira a Programação do sábado 09 no Circuito Paralelo de Ideias da Flip 2011. No Zaratustra Bar acontecem bate-papos, sessões de autógrafos, palestras e apresentações de livros.
CAFÉ LITERÁRIO no ZARATUSTRA BAR – Rua do Comércio, 308, Centro Histórico.
16h – Adilson Xavier apresenta o romance O atirador de ideias (mediação de Ovídio Poli Junior)
16h30 – Bate-papo com os escritores André Vianco e Felipe Pena
17h – Sessão de autógrafos
17h30 – Bate-papo com os escritores Carlito Lima e Maurício Melo Júnior (organizadores da FLIMAR – Festa Literária de Marechal Deodoro)
18h – Microcontos, gafes & desaforismos: Flávio de Araújo, Jhonatas Stockler e Leandro Leite Leocadio
18h30 – “Tropicália & Oswald”, com Getulio Mac Cord (autor de Tropicália: um caldeirão cultural)
19h às 19h30 – Sessão de autógrafos e chorinho com o grupo Duo Arte em Cordas.
SARAU ARTE EM ANDAMENTO no RESTAURANTE LA LUNA – Praia da Jabaquara, Quiosque 10.
18h – O projeto visa o diálogo entre as mais diversas formas de expressão artística. Trata-se de um espaço de integração entre artistas, fomentando novos trabalhos e novas possibilidades. O sarau é aberto aos que quiserem se apresentar e se integrar a esta grande festa das artes.
MARACATU PALMEIRA IMPERIAL nas RUAS DO CENTRO HISTÓRICO
(confirmado) 18:30h – Concentração em frente ao Espaço do Silo Cultural, na Rua. Dr. Samuel Costa. O grupo parte em cortejo até o auditório do Cembra, onde faz uma participação especial na montagem teatral Tupi or not Tupi, do grupo Arteatro. “O Maracatu de Baque Virado” é uma manifestação popular brasileira, legítima do estado de Pernambuco, com seus primeiros registros datados do sec. XIX, sendo herança direta das “Festas de Coroação do Rei do Congo”. O “Maracatu Palmeira Imperial”, fundado em 5 de agosto de 2007, na cidade de Paraty, tem como proposta pesquisar os elementos que compõem este folguedo. Nas ruas do Centro Histórico, entoando cantos seculares, ao som dos tambores exaltamos as raízes da cultura brasileira.
TUPI OR NOT TUPI? IMAGENS DE VIAGENS DE OSWALD no AUDITÓRIO DO CEMBRA – Praça do Chafariz, s/n.
19h – Utilizando-se de fragmentos dos Manifestos Pau-Brasil e Antropofágico, alguns poemas e “recortes” de “O Rei da Vela” de Oswald de Andrade, o Grvpo Arteatro, formado por seus alunos/atores e alunos do CEMBRA/Paraty, traz à cena uma leitura livre das idéias modernistas propostas pelo autor. Sua prosa fragmentada e sua poesia sintética nos revela o cenário artístico, literário e social do país. TUpY OR nOt tUpY? Um espetáculo manifesto! Grvpo Arteatro: Djeison Vieira, Caio César, Tatiana Lemos, Lell Trevisan, Arthur Lemos, Anna Santana, Paulo Monteiro, Monica Nemer, Hugo Miquelin, João Pedro Domiciano e Rene Duque. Encenação: Ailton Amaral.
CONVERSA DE BOTEQUIM no ZARATUSTRA BAR – Rua do Comércio, 308, Centro Histórico.
19h30 – Sarau da Off com Célia Flud, Leandro Leite Leocadio, Letícia Simões, Liane dos Santos, Lilian Gattaz, Marina Gouveia, May Parreira, Peter Lima, Rodrigo Passos, Sílvio Tuppan (mediação de Flávio de Araújo)
20h10 – Alexandre Camargo Malachias apresenta o romance Texturas (mediação de Ovídio Poli Junior)
20h30 – Bate-papo com a escritora Suzana Vargas, coordenadora da Estação das Letras (mediação de Leandro Leite Leocadio)
21h – Sessão de autógrafos e coquetel
21h30 – “A poesia na contracorrente”, com Frederico Barbosa (mediação de Flávio de Araújo)
22h – Ernesto López (diretor do jornal ParatyOnline) conversa com a escritora Mariela Martinez (Argentina)
22h30 às 23h30 – Sérgio Vaz e poetas da Cooperifa.
PICARETA CULTURAL no BARRIL PUB CHOPPERIA – Rua Marechal Deodoro, 27, Centro Histórico.
20h às 00h – A Picareta Cultural completa com estilo e muita graça a marca de 4 anos voltados à poesia, boa música e cachaça. O sarau organizado por Caio Carmacho e Valterlei Borges, conta com a realização da Off Flip e reúne autores novos e consagrados, além de músicos e artistas de todas as partes. Participam da edição deste ano os poetas Mano Melo, Caio Carmacho, Edson Moura, Tchello Melo, Flávio de Araújo, Felipe Rey, Letícia Simões, Sílvio Tuppan, Valterlei Borges, Allan Dias Castro, Thiago Malta, Tomás Paoni, Rodrigo Passos, Matheus Mineiro, Roberto Borati, Pedro Rocha e Chacal; e os músicos Thiago Corrêa, Bonifrate e Guilherme Medeiros. A entrada é franca. www.picaretacultural.blogspot.com
NOITE DE PERFORMANCE no SILO CULTURAL – Rua Dr. Samuel Costa, 12, em frente à Casa da Cultura, Centro Histórico.
22 às 00h – Durante duas horas de festa em que o público curte boa música eletrônica, os artistas Vanda Mota, Silvina Hurtado, Carol Raed, Cainã Nascimento, Mariana Saviolli e Sidcley farão intervenções de dança e teatro com performances surpresa nesta última noite de celebrações do Silo Cultural.
Saiba mais: www.paraty.com/offflip