A Semana Santa em Paraty é comemorada com procissões e cerimônias religiosas emocionantes, o que traz a cada ano mais turistas para nossa cidade nesse período. De 09 a 15 de abril acontecem vários eventos religiosos preparando a cidade para a Semana Santa, que começa no dia 17, Domingo de Ramos.

Procissão do Fogaréu
Na Quinta-Feira Santa, a missa do lava-pés, a instituição da eucaristia e a vigília acontecem na Igreja de Santa Rita, considerada um dos cartões postais da cidade. Exatamente à meia-noite, começa a procissão do Fogaréu ou da Prisão, que simboliza a prisão de Cristo. Os fiéis saem pelas ruas da cidade com tochas nas mãos e tocando matracas, em uma procissão que atravessa a madrugada.
A Sexta-Feira-Santa começa com a procissão do Encontro, depois acontece a Adoração da Cruz e a procissão do Senhor. Apenas uma vez por ano, também na Sexta-Feira Santa, os fiéis de Paraty podem ver os seis passos da Paixão, pequenos altares embutidos nas paredes de sobrados da rua do Comércio e da rua Dona Geralda e na parede da Igreja de Santa Rita, que representam os momentos da Paixão de Cristo.

Missa na Igreja da matriz
No Sábado de Aleluia, acontece a Vigília Pascal, a proclamação da páscoa e a procissão da ressurreição. Finalizando os eventos, no Domingo de Páscoa, acontece a missa da Páscoa do Senhor, a coroação e o transporte da imagem de Nossa Senhora das Dores da matriz para a sua capelinha de mesmo nome. Depois da missa, tem início a Festa do Divino, comemoração pela Ressurreição.
Só durante a Semana Santa os turistas e moradores podem ver imagens sacras de grande valor histórico e cultural. Entre as esculturas está o Cristo Crucificado, em tamanho natural, datado do século XVIII e a Nossa Senhora da Soledade, com 1,8 metro de altura.
Semana Santa em Paraty
Realização: Paróquia Nossa Senhora dos Remédios
De 09 a 24 de abril de 2011
PROGRAMAÇÃO
De 09 a 15 de abril de 2011 – Setenário de Nossa Senhora das Dores
Local: Igreja Nossa Senhora das Dores
Horário: sábado e domingo às 18h, de 2ª a 6ª às 19h30m – cada dia será dedicado a uma dor de Nossa Senhora.
Dia 17 abril de 2011 – Domingo de Ramos
18h – Benção dos Ramos na Igreja do Rosário seguindo em procissão para a Igreja Matriz onde haverá a Santa Missa. Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém.
Dia 18 de abril de 2011 – Segunda-Feira Santa
19h30 – Missa da Esperança na Igreja Matriz
Dia 19 de abril – Terça-Feira Santa
19h30 – Procissão do Encontro ou de “Passos” percorrendo os Passos da Paixão. Os homens saem da Igreja Matriz, junto com a imagem do Senhor dos Passos e as mulheres saem da Igreja de N. Sra. das Dores (Capelinha), com a imagem de Nossa Sra. das Dores.
Dia 20 de abril – Quarta-Feira Santa
19h30 – Ofício de Trevas na Igreja Matriz, com leitura dos salmos e lamentações do profeta Isaias. Vigília noturna em sinal de tristeza com Candelabro (Tenebrário) representando os Apóstolos e o Cristo, apagando-se pouco a pouco as luzes.
INÍCIO DO SANTO TRÍDUO
Dia 21 de abril de 2011 – Quinta-Feira Santa
19h30m – Santa Missa solene da Ultima Ceia (Instituição da Eucaristia), com Lava Pés. Após comunhão, transladação do Santíssimo Sacramento para a Adoração Eucarística até meia noite. Após a benção do Santíssimo, Procissão do Fogaréu pelas ruas do Bairro Histórico.
Dia 22 de abril de 2011 – Sexta-Feira Santa
Dia de Jejum e abstinência
15h – Adoração da Cruz com comunhão na Igreja Matriz.
19h30- Descendimento da Cruz na Igreja Matriz, em seguida procissão do Senhor Morto “Enterro” pelas ruas do Bairro Histórico. Ao retornar na Igreja Matriz, Beija-Mão do Senhor.
Dia 23 de abril de 2011 – Sábado Santo
Solene vigília Pascal do Senhor
21h – Benção do novo fogo no adro da Capela das Dores, seguindo em procissão até as portas da Igreja Matriz, onde com o toque da cruz inicia à Proclamação da Páscoa.
24h – Saída da Procissão da Ressurreição pelas ruas do Bairro Histórico (Trazer Velas e sininhos para a procissão)
Dia 24 de abril de 2011 – Páscoa do Senhor
8h- Missa de Páscoa na Igreja de São Francisco de Assis (Chácara)
17h – Levantamento do Mastro da Festa do Divino Espírito Santo (saída das Bandeiras da casa dos Festeiros na Chácara às 16h30m)
19h30m – Missa de Páscoa na Igreja de São José Operário (Ilha das Cobras) e a abertura da Festa de São José Operário.
19h30m – Santa Missa Solene de Páscoa com Coroação de Nossa Senhora das Dores na Igreja Matriz. Após, transladação da Imagem de Nossa Senhora para a Capela das Dores.