Home > Parceiros > Associação Cairuçu > Começou o Programa de Educação Integral 2011 da Associação Cairuçu

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "https://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "https://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Começou o Programa de Educação Integral 2011 da Associação Cairuçu

As atividades começaram com força total na primeira semana de fevereiro. O Programa é composto por aulas de complementação pedagógica, oficinas de arte, aulas de inglês, capoeira, ioga, dança, oficinas de informática educacional para educadores e a partir de 2011 também serão oferecidos cursos focados em capacitação para o trabalho e renda, o primeiro será o Curso de formação em Eletricidade Náutica, realizado em parceria com o Instituto Náutico Paraty. O Programa de Educação Integral da Associação Cairuçu, atende prioritariamente crianças, jovens e pessoas de terceira idade das comunidades meta da entidade: Praia do Sono, Praia de Ponta Negra, Vila Oratório, Patrimônio e Trindade mas em alguns projetos é possível o acesso de pessoas interessadas de outras regiões da cidade de Paraty.

Aulas de Capoeira na sede da AC

As ações favoreçem a aprendizagem e a construção de competências com autonomia e autoria, inerentes ao desenvolvimento da cidadania que sabe pensar, sob a premissa de uma dimensão multissetorial que deve contar, efetivamente, com a presença das diferentes políticas sociais municipais e estaduais: educação, assistência social, esporte, cultura, saúde e meio-ambiente, as quais interagem e organizam o território  e com as Associações de Moradores e habitantes das comunidades meta.

A Associação Cairuçu compreende que a escola pública é a referência de um lugar, portanto definiu-se por desenvolver o programa a partir desse marco, uma vez que a entidade  já atua em conjunto com algumas escolas municipais e a Secretaria Municipal de Educação de Paraty em atividades de complementação escolar, para depois irradiá-lo, num segundo momento, para toda a comunidade que ainda deve ser co-autora na construção de uma educação de qualidade na localidade e articuladora de representações sociais com as políticas de educação desenvolvidas no município e no país.

Educação Integral como Formação Integral

Entre os caminhos explicativos para o conceito de Educação Integral pode-se registrar uma perspectiva primeira que focaliza o sujeito e aproxima educação com formação integral. Para os que se referenciam neste ângulo de análise, educação integral supõe o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas com equilíbrio entre os aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais. Considera-se aí que, apesar da preponderância eventual de um aspecto, o homem é uno, integral, e não pode evoluir plenamente senão pela conjugação de suas capacidades globais. Isto requer uma prática pedagógica globalmente compreensiva do ser humano em sua integralidade, em suas múltiplas relações, dimensões e saberes, reconhecendo-o em sua singularidade e universalidade.

Público Atendido:

– Trindade
– Patrimônio
– Vila Oratório
– Praia do Sono

– Ponta Negra

Parceiros:

– Associação de Moradores dos bairros Patrimônio, Ponta Negra, Trindade e Vila Oratório e Praia do Sono
– Escolas Municipais da Vila Oratório, Trindade, Sono, Ponta Negra e Patrimônio
– Secretarias Municipais de Educação, Promoção Social, Cultura, Esportes, Meio Ambiente e Turismo
– Pastoral da Criança
– CES – Centro de Estudos Supletivos do Estado do Rio de Janeiro
– Centro de Referência e Assistência Social – CRAS Estadual
– INP – Instituto Náutico Paraty

Vivência Ambiental no PEF 2010

Ações a serem desenvolvidas em 2011:

Contraturno – Reforço Escolar
O trabalho pedagógico no contraturno escolar será desenvolvido na perspectiva do letramento, com ênfase na alfabetização, leitura e produção textual e na alfabetização matemática.
Serão atendidos todos os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e os alunos do 4º e 5º anos que apresentarem dificuldades no desenvolvimento escolar.
Coordenação: Associação Cairuçu e Secretaria Municipal de Educação
Local: Sede da Associação de Moradores e Espaço de Educação Integral da Ponta Negra, sede da Associação de Moradores da Praia do Sono, Escola Municipal da Praia do Sono e Escola Municipal do Patrimônio.

Comunidades atendidas: Ponta Negra, Praia do Sono e Patrimônio

CES – Centro de Ensino Supletivo do Estado do Rio de Janeiro
Em convênio com o CES do governo do Rio de Janeiro, serão ofertados módulos de estudo do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, para jovens e adultos. As disciplinas e seus conteúdos, além do material de avaliação, serão definidos pela coordenação estadual do CIEP em Paraty.
Serão atendidos os todos os interessados que tiverem idade mínima de 16 anos.
Coordenação: Associação Cairuçu e Coordenação do CES Estadual Paraty – CIEP 999 – Dom Pedro Alcântara
Local: Sede da Associação de Moradores e Espaço de Educação Integral da Ponta Negra, sede da Associação de Moradores da Praia do Sono e Escola Municipal da Praia do Sono.
Comunidades atendidas: Ponta Negra, Sono

Curso no Instituto Criança é Vida

Oficinas de Arte Educação
A ação educativa nestas oficinas visa propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico como possibilidade de ampliação da sensibilidade, percepção, reflexão, apreciação e imaginação e na compreensão das produções artísticas individuais e coletivas de diferentes culturas e épocas, além de valorizar a cultura dos alunos envolvidos.
Serão atendidos todos os alunos do 1º ao 5º do Ensino Fundamental.
Coordenação: Associação Cairuçu e Secretaria Municipal de Educação
Local: Sede da Associação Cairuçu e da Associação de Moradores e Espaço de  Educação Integral da Ponta Negra e Escola Municipal da Ponta Negra.

Comunidade atendida: Ponta Negra, Patrimônio e demais interessados

Oficinas e Cursos de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação e Tecnologia Digital
Esta ação educativa envolve três frentes de trabalho:
1.manutenção e organização dos laboratórios de informática das escolas municipais da Vila Oratório e Patrimônio e a formação e acompanhamento dos professores destas escolas no uso das T.I.C.s como ferramenta pedagógica;
2.cursos e oficinas de formação para educadores atuantes nas comunidades meta;
3.implantação do telecentro da Trindade, formação e acompanhamento do monitor para atendimento à população .
Serão atendidos todos os professores e alunos do 1º ao 5º do Ensino Fundamental das Escolas Municipais do Patrimônio e Vila Oratório, além dos educadores interessados na utilização da informática e teconologia digital como recurso pedagógico.
Coordenação: Associação Cairuçu e Secretaria Municipal de Educação
Local: Sede da Associação Cairuçu, Escola Municipal do Patrimônio e da Vila Oratório.
Comunidades atendidas: Vila Oratório, Patrimônio e demais interessados

Patrocínio do barco solar VDC2

Aulas de Inglês
Esta ação educativa visa compor o conjunto de conhecimentos essenciais que permitam ao estudante aproximar-se de várias culturas e, consequentemente maior integração e compreensão do mundo em que vivemos.
Serão atendidos os interessados a partir de 7 anos de idade.
Coordenação: Associação Cairuçu
Local: Sede da Associação Cairuçu e Associação de Moradores da Vila Oratório

Comunidade atendida: Todas as comunidades meta e demais interessados

Curso de Eletricidade Náutica
Esta ação educativa de caráter técnico visa formar e inserir no mercado de trabalho profissionais que compreendam o sistema elétrico de embarcações de pequeno porte e o funcionamento dos equipamentos elétricos a bordo, além de desenvolver habilidade e conhecimentos teóricos básicos para avaliação do sistema elétrico em embarcações de pequeno porte e realizar reparos simples.
Serão atendidos os interessados a partir entre 15 e 29 anos de idade.
Coordenação: Associação Cairuçu e Instituto Náutico Paraty
Local: Sede da Associação Cairuçu
Comunidade atendida: Todas as comunidades meta e demais interessados

Curso de Fotografia

Cursos de Formação de Educadores
A partir de temas transversais, ligados ao currículo básico, serão trabalhados cursos e oficinas de formação dos educadores no intento de renovar e melhorar o sistema educativo.
Coordenação: Associação Cairuçu
Local: Sede da Associação Cairuçu

Comunidade atendida: Todas as comunidades meta e demais interessados

Cursos de Capoeira, Ioga e Dança
Estas atividades visam ampliação das qualidades físicas e dinâmicas dos alunos envolvidos e a compreensão dos modos culturais manifestados nestas atividades.
Coordenação: Associação Cairuçu
Local: Sede da Associação Cairuçu

Comunidade atendida: Todas as comunidades meta e demais interessados

Desdobramentos do Programa de Educação Integral:

Apoio pedagógico e logístico a ações e projetos educativos e culturais
Trabalho que visa fortalecer ações de educação integral, manifestadas nas comunidades meta, e a identidade comunitária em torno de várias expressões culturais locais em ações de:
1. apoio institucional e logístico ao projeto do Grupo de Dança Laranjeiras e Oficina de Futebol da Vila Oratório;
2. concepção coletiva de projetos e captação de recursos para ações educativas e culturais dos grupos;
3. gestão coletiva do café da manhã de Ponta Negra;
4. fortalecimento das relações inter-geracionais, protagonismo e revitalização das manifestações artísticas e populares remanescentes das comunidades costeira e rural como cestaria, trançado de esteira e bordado, através de oficinas e exposições para reconhecimento, manutenção e difusão dessa cultura dentro e fora das comunidades.
5. apoio pedagógico aos projetos Cinema, Galeria, Escola do Mar, Biblioteca, Cozinha Comunitária e brinquedoteca e aos cursos de capacitação para o trabalho e geração de renda.
Coordenação: Associação Cairuçu, Associação de Moradores, Proponentes dos Projetos e Ações
Local: Sede da Associação Cairuçu e espaços sociais e educativos das comunidades meta

Comunidade atendida: Todas as comunidades meta e demais interessados.

Saiba mais sobre a Associação Cairuçu, visite www.cairucu.org.br