Home > Atualidade > Destaques > Entrevista: Renata Castro, nova Secretária de Turismo de Paraty

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "https://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "https://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Entrevista: Renata Castro, nova Secretária de Turismo de Paraty

“A união entre a Prefeitura e o Paraty Convention & Visitors Bureau é uma realidade promissora” Sendo a principal fonte de renda de Paraty, o setor turístico é o segmento que promete alavancar a economia em 2011. A proposta da atual gestão, sob o comando da secretária Renata Castro, é a participação em feiras importantes no exterior, a criação e adaptação de projetos para os próximos anos, e o cumprimento das obrigações com os eventos turísticos e culturais que integram o calendário do município em 2011.

Para Renata, outra proposta é buscar parcerias para o progresso do setor em 2011. “Necessitamos de mais parceiros para colocar em prática projetos que transformarão Paraty em um dos destinos mais visitados do sul fluminense. A união do Poder Público e Privado do município, ou melhor, entre a Prefeitura e o Paraty Convention & Visitors Bureau (PC&VB) é uma realidade promissora. Para 2011, o grande desafio é mobilizar as grandes empresas em apoiar projetos valiosos para o setor turístico”.

E acrescenta: “A participação em feiras no exterior é uma proposta inovadora, uma vez que pretendemos avançar mais, ou seja, divulgar Paraty nos principais veículos de comunicação do mundo”. Disse, ainda, que o município vai continuar participando das feiras nacionais, integrando o roteiro Costa Verde. “Não deixaremos de participar dos importantes eventos do país como ABAV, Salão Nacional de Turismo – Roteiros do Brasil -, Salão Estadual de Turismo e tantos outros. No entanto, vamos incrementar mais nossa participação, a fim de fortalecer o produto Paraty e vendê-lo aos agentes de viagens que freqüentam as feiras”.

A secretária comentou o compromisso do Ministério do Turismo e do Governo do Estado do Rio de Janeiro com Paraty. “Vamos precisar ainda mais desse apoio dos governos Federal e Estadual em 2011. Precisamos incrementar ações que fortaleçam o segmento e esse suporte conquistaremos com a parceria do Estado e da Federação, sejam com cursos, especializações, workshops, qualificação, capacitação e outros”.

Renata destacou que o turismo é dinâmico e mutável, isso obriga as organizações ligadas a este setor a se qualificarem diariamente. “Não adianta divulgarmos a cidade de Paraty e o turista chegar à nossa região e se deparar com falta de bom atendimento. Os turistas voltam às cidades pelo bom atendimento independente do serviço que buscam. Uma das nossas prioridades é qualificar todo profissional do turismo”, afirmou ela.

A atualização do material institucional do município é outra ação importante que a secretária pretende executar para este ano. Segundo ela, existe a necessidade de oferecer aos turistas e aos profissionais da área um material de qualidade e impactante aos olhos de quem ainda tem dúvida de qual destino deseja conhecer. “Temos que fazer um forte trabalho de marketing e já estamos montando uma equipe para tal função. Isso significa garantia de turismo o ano inteiro, não apenas na alta temporada, além, inclusive, de estender a permanência dos visitantes na cidade. Temos várias opções de turismo de natureza, história e lazer, devemos melhor divulgá-los”, completou.

Para dar início às ações de 2011, o município promove o Verão Paraty, com a realização do Paraty Cultural e Instrumental, no período de 13 à 30 de janeiro, na área de shows na Praça da Matriz do Centro Histórico. São shows musicais com artistas da terra e região, manifestações culturais do município e muitos mais. Logo depois, Paraty abre as portas para o Carnaval com o pré carnaval, de 13 a 19 de fevereiro, e o Carnamar, no dia 20.
No intervalo entre o Carnamar e o Carnaval, a cidade de Paraty estará comemorando 344 anos de Emancipação Político Administrativa, no dia 28 de fevereiro. A Prefeitura promete realizar uma grande festa à população e visitantes. Em seguida, o município dá inicio a grande festa popular, o Carnaval 2011. Blocos Carnavalescos de Paraty se apresentam em pontos estratégicos, levando milhares de foliões às ruas da cidade histórica e arredores. O Carnaval acontece nos dias 04, 05, 06, 07 e 08 de março.

Além do projeto Verão Paraty, o calendário possui uma diversidade de eventos ao longo do ano. Festa do Divino Espírito Santo, Bourbon Festival (Festival Internacional de Jazz), Festival de Dança, Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), Festival da Cachaça e Sabores Paraty, Festival Internacional de Fotografia (Paraty em Foco), Festival Internacional de Cinema, Festival Internacional de Música Latina e Encontro de Cultura Negra são alguns dos eventos que ocorrem na cidade.

Fonte: http://www.prontoparaty.com.br