Queda d’água forma uma piscina natural na beira rochosa do mar na Reserva Ecológica Estadual da Juatinga. Este atrativo especial só pode ser acessado por trilha (muitos barcos chegam perto, mas não há local para desembarque) que começa na lindíssima Praia da Ponta Negra.
Para chegar até lá ao todo são cerca de 4,5km de ida e o mesmo de volta, que pode ser concluído em até seis horas de caminhada, porém todo esforço é recompensando em estar neste lugar incrível. O que se vê ao final da caminhada é uma paisagem surreal, com um filete de água escorrendo na pedra, que, com ajuda do mar, renovam diariamente a água da piscina.
Encravada em uma das regiões costeiras mais impressionantes do País, o passeio mistura praias paradisíacas, Mata Atlântica preservada e comunidades tradicionais caiçaras. O atrativo é um dos mais procurados por turistas que querem conhecer um ambiente de rara beleza, onde uma cachoeira deságua no mar.
Com o objetivo de aumentar a segurança dos visitantes e também reduzir o impacto ambiental na Cachoeira do Saco Bravo, o número de visitantes está limitado a 140 pessoas por dia. É obrigatória a contratação de guia de turismo credenciado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para acessar a trilha que leva à queda d’água.
As determinações fazem parte da Resolução do Inea nº 192/2019, instituída com o objetivo de aumentar a segurança dos visitantes e reduzir o impacto ambiental, a norma prevê ainda a instalação de um portão para controle do acesso e limitação da entrada na trilha até meio-dia, exceto no verão, quando o horário será estendido até 13h – a entrada na piscina natural fica restrita a 20 pessoas por vez, evitando aglomerações no costão rochoso.
Com as novas regras, o instituto espera aumentar a satisfação dos visitantes e gerar renda à comunidade caiçara da Ponta Negra, região onde a cachoeira está situada. O Inea capacitou e também credenciou 17 novos condutores da comunidade caiçara, que poderão auxiliar grupos de visitantes no acesso à cachoeira, limitados a dez pessoas por condutor ou guia.
Agências e guias de turismo interessados em obter mais informações sobre as normas de visitação na Cachoeira do Saco Bravo devem entrar em contato com a equipe da Reserva da Juatinga, pessoalmente, na sede da unidade, por telefone (24)3371-9654 ou e-mail reservajuatinga@gmail.com
Comente esta matéria: