Confira algumas atividades e pontos imperdíveis da nossa cidade: centro histórico, cachoeiras, alambiques, praias e ilhas e mais. Venham curtir Paraty, patrimônio mundial da humanidade!
#1 Cachoeira do Tobogã
Pense em um tobogã esculpido naturalmente pela água. Há especialistas que surfam em pé a cachoeira, é incrível de ver. Quem não tem essa habilidade pode descer sentado, a aventura é bem emocionante. Fica na Penha, a 8 km de Paraty no sentido Cunha.
#2 Centro Histórico
Principal atração de Paraty, é um ótimo lugar para ver gente, comer, beber, conhecer um pouco a história do Brasil, fazer compras, admirar a arquitetura e tudo mais. Passear pelo Centro Histórico é fazer uma viagem no tempo revivendo o período do Império.
#3 Passeio de Barco
Muitas praias e ilhas de Paraty só são acessíveis pelo mar, então você precisará ir de barco ou mesmo de lancha privada. O investimento vale muito a pena, pois você irá conhecer as melhores praias dessa forma. Indo de lancha privada, com certeza o seu passeio será mais exclusivo pois eles sempre tentam fugir dos horários de chegada das grandes escunas, além de que você mesmo pode montar o seu roteiro e ficar quanto tempo desejar em cada uma das praias. O clássico passeio de escuna também é uma boa pedida.
#4 Cachoeiras
Além das praias maravilhosas de Paraty, também é possível aproveitar as suas cachoeiras. Além do Tobogã é possível visitar algumas pequenas quedas que formam bons poços para banho, como o do Tarzan, do Inglês ou do Jamaica. As cachoeiras Pedra Branca e Sete Quedas são outras excelentes opções para tomar um banho gelado!
#5 Visita aos Alambiques
Goste ou não de cachaça, fazer uma visita aos alambiques locais é um programa imperdível, lá você irá conhecer todo o processo de fabricação artesanal da pinga e outras bebidas que são feitas com a cana de açúcar. Se prepare para provar muitos tipos de cachaças e licores e sair de lá um pouco “alto”.
#7 Saco do Mamanguá
Único fiorde tropical do mundo, é um canal formado pelo mar entre as montanhas. Com 8 Km de extensão e 2 km de largura, ele reúne 33 praias de areia branquinha, mata preservada e algumas comunidades caiçaras. Para chegar lá é necessário alugar uma embarcação ou ir em um passeio de escuna.
#8 Praia do Sono
Considerada uma das mais bonitas da região, é extensa, com areias brancas e águas claras. O mar agitado atrai os surfistas. Frequentada por jovens e aventureiros, é acessível pelo Condomínio Laranjeiras (de lá partem barcos que levam à praia, em viagem de cerca de dez minutos) ou através da trilha que começa na Vila Oratório.