Home > Acontece > Guia completo do circuito turístico da estrada Paraty-Cunha

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "http://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "http://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Guia completo do circuito turístico da estrada Paraty-Cunha

Trajeto de 42 km oferece dezenas de sensacionais pontos de interesse e contemplação: campos de lavanda, gastronomia rural, fábricas de cerveja artesanal, cachoeiras, alambiques, pousadas, chalés, restaurantes, ateliês e galerias de arte, piscinas naturais, mirantes, fazendas com produção de mussarela de búfala e criação de shitake, empórios de delikatessens, lojas de móveis e decoração e muito mais!

alambiques-1alambiques-2cachoeira-toboga-1cais-de-paraty-1igreja-da-penha-1poco-do-tarza-1c1Cunhap13p14

 

A estrada Paraty-Cunha é uma das vias mais belas e cenográficas do Brasil. Reinaugurada em 2016 como Estrada-Parque, possui um trecho de 9,4 km em paralelepípedos, configurando uma incrível rota entre o interior de São Paulo e o litoral do Rio de Janeiro, onde você encontra muitos atrativos turísticos e naturais.

Na região há remanescentes da Estrada Real ou “Caminho do Ouro”, a primeira via aberta oficialmente pela coroa portuguesa para o tráfego entre o litoral fluminense e a região de Minas Gerais. Na época, no século XVII, o percurso de 710 km levava 60 dias para ser percorrido a cavalo por tropeiros que levavam mercadorias do porto de Paraty a Ouro Preto, e escoavam a produção de ouro e pedras preciosas das regiões mineradoras para o velho continente desde Paraty. Pedaços dessa fantástica obra de engenharia ainda podem ser visitados caminhando por trilhas rodeadas de florestas tropicais.

AD_cunha-505cervejacunhaf4fazenda-bananalO-Lavandario-compromisso-alternr3estrada-paraty-cunha-144frente-do-restauranteestrada-paraty-cunha-145estrada-paraty-cunha-146

 

O corredor turístico da estrada Paraty-Cunha está cheio de maravilhas que prometem encher os olhos de quem por ela passa. E por falar em turismo, o que não falta ao longo desta estrada são atrações! Confira alguns pontos que se destacam no percurso:

ALAMBIQUES

estrada-paraty-cunha-1340Pedra Branca

Localizado em uma das mais belas regiões de Paraty, está aberto para visitação, degustação e vendas diariamente das 10h00 às 17h00. Tem canavial, áreas de produção, vistas deslumbrantes e muito mais.

Estrada da Pedra Branca, KM 01 – Ponte Branca, Paraty
Contato: (24) 3371-1108 / 99926-5520

estrada-paraty-cunha-1380Engenho D’Ouro

Oferece roteiro de produção, degustação de cachaças da terra e restaurante temático onde servem uma deliciosa galinha caipira e o famoso leitão pururuca. Está localizado enfrente à ao acesso à cachoeira do Tobogã e poço do Tarzã.

Estrada Paraty-Cunha. KM 08 – Penha, Paraty
Contato: (24) 98858-4212 / 99832-7339

IGREJAS

estrada-paraty-cunha-1390Igreja da Penha

Construída encima de uma pedra gigante, é muito pitoresca e vale a pena conhecer. Bem conservada, foi construída com a ajuda de católicos alemães em 1985. É a porta de entrada à cachoeira do Tobogã e o poço do Tarzã, em frente ao alambique Engenho D’Ouro.

Estrada Paraty-Cunha KM 08 – Penha, Paraty

 

igrejascunhaSantuário de São José da Boa Vista

Construída em 1724, foi o local onde se estabeleceu a primeira povoação da região. Simplesmente bela, é uma uma visão inesperada para quem transita pela estrada.

Estrada Paraty-Cunha KM 39,8 – Cunha

CAMPOS DE LAVANDA

Lavandário

estrada-paraty-cunha-1450A propriedade tem uma área plantada com mais de 16 mil pés de lavanda e é aberta à visitação. O sítio conta ainda com uma destilaria para produção do óleo essencial de lavanda, além de uma lojinha onde o visitante pode adquirir produtos produzidos com a planta.

Estrada Paraty-Cunha KM 37,6 – Monjolo, Cunha
Aberto normalmente de sexta a domingo e feriados das 10h00 até o pôr do sol. Contato: (11) 98334-7172

estrada-paraty-cunha-1480Contemplário

Um lugar de tranquilidade. O estabelecimento destila lavanda e outras variedades e com os óleos produz sabonetes, aromatizadores, velas e outros produtos disponíveis na charmosa loja junto com artesanato e alimentos gourmet da região. Você pode passear, fazer um piquenique numa das mesas espalhadas pela propriedade ou tomar um café ou cerveja artesanal no bar enquanto aprecia a vista panorâmica.

Estrada Paraty-Cunha KM 31,5 – Taboão, Cunha

CERVEJARIAS

estrada-paraty-cunha-1170Wolkenburg Brewery

Oferece rodadas de degustações, explicação sobre o processo de fabricação e vende no local também canecas, taças e camisetas. Você pode levar os kits ou escolher entre quatro tipos de cervejas com sabores variados e teores alcoólicos diferentes para tomar alí mesmo.

Sítio Poço Grande – Monjolo, Cunha

estrada-paraty-cunha-1490Reale

É possível conhecer a fabricação e os equipamentos da cervejaria e ainda provar algumas, bem como comprar para levar ou sentar em uma das mesinhas para degustar algumas.

Rua Antonio Luis Monteiro, 690 – Bairro Falcão, Cunha

 

CACHOEIRAS

estrada-paraty-cunha-1420Tobogã e Poço do Tarzã

A mais famosa de Paraty, tem um escorrega gigante que mergulha em uma piscina natural, e se andar mais 5 minutos acima pela trilha você chega no poço ao lado do restaurante pra desfrutar de toda a exuberância da natureza em sua volta. É um verdadeiro parque aquático natural!

Estrada Paraty-Cunha KM 08 – Penha, Paraty

estrada-paraty-cunha-1150Do Pimenta

Uma das mais bonitas do interior de São Paulo, é formada por várias quedas que podem ser vistas desde a estrada de acesso. Elas desaguam num poço natural, perfeito para mergulhos refrescantes. Para chegar ao poço, você pode tanto fazer o percurso de carro pela estrada e ir diretamente à base da cachoeira ou, então, deixar o carro e descer a pé por uma trilha bem curta e simples para poder ver as quedas de cima.

Monjolo, Cunha

Do Desterro

estrada-paraty-cunha-1530Possui duas quedas d’água que chegam a 12m de altura e formam uma piscina natural boa para banho, mergulho e relaxamento. A cachoeira fica dentro de uma propriedade particular e a visitação é permitida e gratuita, mas não há nenhuma infraestrutura turística no local, então leve comida e água. O acesso é feito pela Estrada do Monjolo: são 2km asfaltados e mais 7km de estrada de terra até o local do estacionamento, onde você pode deixar seu veículo sob o bambuzal e seguir pela trilha de 300m, margeando o rio.

MIRANTES

Pedra da Macela

estrada-paraty-cunha-1290Uma das vistas mais privilegiadas e espetaculares da região, a trilha que leva ao topo desta montanha é um passeio simplesmente imperdível. Para chegar ao cume de 1.840 metros de altitude, deve-se seguir por 5 quilômetros por uma estrada de cascalho até chegar à base da montanha. A partir desse ponto inicia-se uma caminhada relativamente curta (cerca de dois km) por uma trilha pavimentada com concreto. A elevada inclinação do terreno faz com que o caminhante deva ter um bom nível de preparo físico para alcançar o topo. Oferece uma paisagem deslumbrante de 360º que se estende desde a Ilha Grande até Paraty.

Do Pinhal

cunhaspMirante com vista da cidade de Cunha, da Serra da Mantiqueira e do mar de morros que se esparrama por toda a região. Oferece uma visão espetacular do sol pôr do sol.



CERÂMICA

Gaia Arte

gaia-arte-ceramicaCria peças artísticas, decorativas ou utilitárias exclusivas ou em pequenas séries. Delicados recortes e pinturas sugerem a influência mourisca e indo-européia do design. Esmaltes próprios e importados, engobes e argila nua resultam em uma cerâmica refinada e de grande beleza. Queima a 1250ºC em forno a gás e queimas de Raku abertas ao público.

Rua Alcides Barbeta, 250 – Vila Rica, Cunha
Contato: (12) 3111.3126


Suenaga e Jardineiro

estrada-paraty-cunha-1190Este ateliê é um dos mais bonitos e interessantes de serem visitados na região. As cerâmicas ficam em exposição no próprio ambiente de trabalho. As queimas acontecem a cada 2 meses no forno Noborigama, onde a temperatura chega a atingir 1400ºC. As peças passam pela pré-queima, pintura, esmalte e, por fim, a vitrificação. A abertura da fornada é um espetáculo aparte, quando os visitantes podem ver de perto a retirada das peças dos fornos e seu processo de mudança com o resfriamento lento.

Rua Dr. Paulo Jarbas da Silva, 150 – Cunha

FAZENDAS

estrada-paraty-cunha-1100Bananal

Antiga Fazenda Murycana, original do século XVII, foi restaurada após minuciosa pesquisa histórica e arquitetônica. Oferece visitação ao museu, horta orgânica de 5.000 m2, criação de animais, atividades educacionais, observação de aves e conta com um belo restaurante.

Estrada da Pedra Branca, Km 1 – Paraty
Visitas diariamente das 10:00 às 18:00

estrada-paraty-cunha-1550Espaço Aracatu

Fica pouco antes da entrada para o bairro Paraibuna. Aqui você encontra doces, geleias, mel e defumados, entre outros produtos de pequenos produtores da região. Há também verduras e temperos orgânicos e carne de cordeiro de criação própria. A fazenda possui criação de gado leiteiro Jersey, os queijos e sorvetes produzidos com sua leite possuem sabor e qualidade exclusivos. Tudo isso em meio a uma coleção de objetos antigos, em um ambiente rústico e aconchegante.

Estrada Paraty-Cunha, km 56 – Cunha

Sobre Paraty:

O encontro do verde exuberante da Mata Atlântica com o azul cristalino do mar: situada no sul do Estado do Rio de Janeiro, a região de Paraty oferece atrativos para todos os gostos, com igrejas e praças bucólicas, praias e cachoeiras com águas transparentes e gastronomia deliciosa, explore sem pressa cada pedacinho desse paraíso, guarde belas memórias desse passeio repleto de belezas únicas e momentos de descanso que vão fazer você e sua família ter vontade de levar Paraty na mala. Que tal conhecer alambiques centenários, relaxar num mirante envolto pela natureza, aproveitar uma ilha de águas cor esmeralda? Paraty é um mimo para seus sentidos e um cenário estonteante, venha, curta a paisagem, aproveite a vida e apaixone-se!

Sobre Cunha:

Rodeada pelas montanhas da Serra do Mar e do Parque Nacional da Serra da Bocaina, Cunha arrebata os sentidos dos turistas com uma natureza privilegiada. Cachoeiras, paisagens deslumbrantes e trilhas que cortam a Mata Atlântica são cenários perfeitos para passeios românticos, de aventura ou com a família. A cidade possui uma elaborada gastronomia, priorizando os produtos regionais como a truta, o pinhão, o cordeiro e o shitake e é repleta de pousadas charmosas e com ótima infraestrutura. Para os apreciadores de arte, a qualidade e a diversidade dos ateliês de cerâmica espalhados pela cidade cativam a todos. É um passeio imperdível!

Responder

Seu email não será publicado.Os campos marcados são obrigatórios *

*