Musicais, artísticos, religiosos, esportivos, culturais, gastronômicos, literários, náuticos… nossa cidade tem eventos para todos os gostos! Paraty atrai cada ano dezenas de milhares de turistas que procuram desfrutar dos grandes, pequenos, tradicionais e inovadores eventos realizados aqui.
Instalada na lista de “cidades criativas” do mundo, Paraty oferece um variadíssimo cardápio de eventos, que, aliados às suas incríveis belezas naturais e históricas, criam um menu irresistível para os visitantes e privilegiados moradores da cidade.
Um destaque da programação é o Bourbon Festival, tal vez o mais charmoso evento do ano que toma conta do Centro Histórico com shows gratuitos de música de nível internacional em palcos com cenografias de tirar o fôlego.
As festividades religiosas acontecem durante todo o ano, embelezando a cidade com bandeiras, procissões, ladainhas, missas e a devoção de milhares de peregrinos (turistas e residentes). A Festa do Divino, patrimônio cultural imaterial do Brasil desde 2013, é a mais famosa.
No segundo semestre, o Festival Aves de Paraty, realizado pela Associação Cairuçu, promove nossa cidade como grande destino para o birdwatching (turismo de observação de aves).
O MIMO apresenta o melhor da música instrumental mundial em palcos inusitados como a Igreja da Matriz e a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) – maior e mais famoso evento da cidade -, reúne para uma conversa informal convidados dos mais variados horizontes (escritores, cineastas, quadrinistas, historiadores, jornalistas e artistas plásticos, entre outros).
A programação inclui ainda festivais tradicionais já organizados na cidade, que trazem temas ligados à cultura, esporte, ecologia, gastronomia e de negócios. Além disso, as já conhecidas festas religiosas continuam trazendo tradição e alegria aos fiéis e aos turistas que visitam a cidade. Alguns dos destaques da programação no primeiro semestre são o Aniversário da Cidade, em fevereiro, e o Carnaval (este ano em março).
Na segunda metade do ano, um dos destaques é o Festival da Pinga que tradicionalmente acontece em agosto. Em setembro acontece a Festa de Nossa Senhora dos Remédios e o MIMO: palco de excelência com artistas de todo o mundo, diferentes linguagens e estilos. O festival acontece nas principais cidades históricas do Brasil, e uma delas é Paraty, onde valoriza o patrimônio histórico com os concertos dentro das igrejas e nos espaços públicos.
Em novembro Paraty recebe a Folia Gastronômica, que tem uma longa trajetória na valorização da cultura alimentar e que fortalece a chancela da Unesco que titula Paraty como Cidade Criativa pela Gastronomia. O Encontro da Cultura Negra, celebração da cultura afro-brasileira, é celebrado no Quilombo do Campinho, primeiro quilombo titulado do Estado do Rio de Janeiro, onde acontecem rodas de jongo, capoeira, samba, debates e a tradicional feijoada. E o ÀWA – Festival da Cultura Negra, que reúne diversas ações nas variadas atividades artísticas para abordar a temática da Cultura Afro-brasileira, reconhecendo e valorizando suas expressões e diversidade como parte inseparável da identidade nacional.
A programação é feita com base em critérios como valorização das tradições locais, da sustentabilidade dos recursos naturais e do desenvolvimento econômico, promovendo, validando e consolidando a estratégia de desenvolvimento de políticas públicas de ampliação e diversificação da oferta turística do município.
* Sujeito a alterações.
Comente esta matéria: