Os encantos do Centro Histórico de Paraty e as belezas naturais de Angra dos Reis podem tornar as duas cidades Patrimônio Mundial Misto da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A chancela vai ampliar o marketing da região e fomentar o setor de turismo e toda a cadeia que desenvolve, atraindo mais visitantes e empreendimentos.
Uma comitiva formada por especialistas do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), órgãos assessores da Unesco, visitou Paraty e Angra.
A candidatura “Paraty: Cultura e Biodiversidade” trata de um território de 130 mil hectares, com o Centro Histórico de Paraty e as áreas de preservação ambiental do Parque Estadual da Ilha Grande; a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Se aprovado, esse sítio misto terá o reconhecimento como um patrimônio cultural e natural.
A expectativa é que este sítio formado pelos dois municípios receba o título na próxima reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, que vai ocorrer de 30 de junho a 10 de julho de 2019 em Baku, no Azerbaijão.
Comente esta matéria: