14º edição do evento homenageia Maureen Bisilliat, renomada fotógrafa inglesa radicada no Brasil. Com o tema “Fotografia: Utopia / Distopia”, o PEF2018 terá encontros, entrevistas, exposições, intervenções, workshops e muito mais!
VEJA PROGRAMAÇÃO E AGENDA DE ATIVIDADES AQUI
O Paraty em Foco tem como missão propiciar encontros de fotógrafos e artistas com um público mais amplo de praticantes e amantes da fotografia e das artes, mas também de todas aqueles que se interessam por cultura. O ambiente de Paraty não poderia ser mais propício a esses encontros, cidade pequena, repleta de histórias, enquadrada por um cenário natural exuberante.
O evento se assume como um festival internacional e ao mesmo local, ligado à realidade de Paraty: Giancarlo Mecarelli e Maxime Delmotte, fundadores do evento e moradores da cidade, realizam desde 2005 oficinas para jovens fotógrafos como os “Jovens do Itae”, realizado em parceria com o Instituto Trilha da Arte e Educação.
O Festival Internacional de Fotografia é um espaço permanentemente aberto a novas tendências e a talentos emergentes. Por isso, um dos principais eixos do evento é a Convocatória Portfólio em Foco 2018, aberta à inscrição de trabalhos na categorias Ensaio e Foto Única. Os ganhadores da Convocatória são convidados a Paraty e os 10 finalistas nas duas categorias fazem parte de uma exposição externa de grandes dimensões.
A homenageada este ano será Maureen Bisilliat, fotógrafa inglesa radicada no Brasil há várias décadas. É uma das pioneiras na publicação de livros de fotografia e de criação de ensaios baseados na obra literária de nomes como João Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado e Adélia Prado. Maureen pretende apresentar ao público seu novo filme, Equivalências, projeto em fase de finalização e ao qual ela vem se dedicando com total empenho nos últimos meses.
FOTOGRAFIA: UTOPIA / DISTOPIA
Vivemos um mundo cada vez mais densamente mediado por imagens. Um mundo assombrado por ameaças e incertezas, perigos e potencialidades. Nesse contexto a fotografia assume não raro a o poder de projetar um futuro. Não expressa mais o “isso foi”, mas “o que será?”.
Ao revelar o presente, ao refletir sobre os caminhos que a humanidade está tomando, os convidados do Paraty em Foco 2018 nos permitem discutir o papel ativo das utopias e das distopias na cultura contemporânea. O festival está balanceado com fotógrafos provenientes de mais diversas áreas, tendo como divisa o nosso lema: “Um Evento para Todos os Olhares”.
Também já tem presença confirmada Araquém Alcântara, um dos maiores documentaristas da biodiversidade brasileira, fotógrafo que é um fenômeno inigualável no Brasil em relação ao número de publicações: são 50 livros em meio século de fotografia. Poucos conseguem como ele atingir um público mais amplo, discutindo questões que estão para além do meio fotográfico, com o foco na cultura e no meio ambiente brasileiros.
E aí, sua perspectiva é utópica ou distópica? Venha debater, viver e respirar fotografia conosco em Paraty. De 19 a 23 de setembro de 2018. Nosso convite para refletir sobre o futuro por intermédio da imagem fotográfica está lançado!
SAIBA MAIS:
A principal atividade do Paraty em Foco é a série de Encontros e Entrevistas, realizada no auditório da Casa da Cultura. Em apresentações memoráveis, os fotógrafos exibem seus trabalhos, entrevistados por críticos, jornalistas, curadores, pesquisadores e pensadores. A iniciativa se expande também para o circuito gratuito de Exposições e Intervenções, que busca ocupar espaços urbanos para além do perímetro do centro histórico e em total harmonia com o patrimônio cultural da cidade e com participação da comunidade local.
O PEF2018 contará com a tradicional Tenda de Projeções, na Praça da Matriz, ponto de encontro nas noites do PEF para exibição de produções audiovisuais. A organização do festival encoraja a realização de atividades de exposição e ocupação do espaço público paralelas à programação oficial do evento no circuito chamado OFF-PEF. Essas atividades são de responsabilidade dos proponentes, mas poderão ser divulgadas em nosso site.
Por isso, um dos principais eixos do festival é a Convocatória Portfólio em Foco 2018, aberta à inscrição de trabalhos na categorias Ensaio e Foto Única. Os ganhadores da Convocatória são convidados a Paraty e os 10 finalistas nas duas categorias fazem parte de uma exposição externa de grandes dimensões.
Prêmio Projeto Curatorial PEF2019
Visa escolher o tema do Paraty em Foco 2019, abrindo oportunidade a quem reflete sobre a fotografia para participar ativamente do festival. Também abrimos espaço, no site, aos autorretratos de nossos amigos e simpatizantes, por meio da campanha Selfie em Foco.
O festival tem desde sua primeira edição duas missões, de formação, tanto de público como de fotógrafos, e de ação social junto à comunidade de Paraty. Oferecemos uma série de Workshops exclusivos, bem como Leituras de Portfólio, voltados ao amadurecimento do trabalho autoral.