Home > Acontece > Programação do Paraty em Foco 2018: Festival Internacional de Fotografia acontece de 19 a 23/09

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "http://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "http://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Programação do Paraty em Foco 2018: Festival Internacional de Fotografia acontece de 19 a 23/09

14º edição do evento homenageia Maureen Bisilliat, renomada fotógrafa inglesa radicada no Brasil. Com o tema “Fotografia: Utopia / Distopia”, o PEF2018 terá encontros, entrevistas, exposições, intervenções, workshops e muito mais!

paraty-em-foco-pol-130

VEJA PROGRAMAÇÃO E AGENDA DE ATIVIDADES AQUI

O Paraty em Foco tem como missão propiciar encontros de fotógrafos e artistas com um público mais amplo de praticantes e amantes da fotografia e das artes, mas também de todas aqueles que se interessam por cultura. O ambiente de Paraty não poderia ser mais propício a esses encontros, cidade pequena, repleta de histórias, enquadrada por um cenário natural exuberante.

O evento se assume como um festival internacional e ao mesmo local, ligado à realidade de Paraty: Giancarlo Mecarelli e Maxime Delmotte, fundadores do evento e moradores da cidade, realizam desde 2005 oficinas para jovens fotógrafos como os “Jovens do Itae”, realizado em parceria com o Instituto Trilha da Arte e Educação.

O Festival Internacional de Fotografia é um espaço permanentemente aberto a novas tendências e a talentos emergentes. Por isso, um dos principais eixos do evento é a Convocatória Portfólio em Foco 2018, aberta à inscrição de trabalhos na categorias Ensaio e Foto Única. Os ganhadores da Convocatória são convidados a Paraty e os 10 finalistas nas duas categorias fazem parte de uma exposição externa de grandes dimensões.

A homenageada este ano será Maureen Bisilliat, fotógrafa inglesa radicada no Brasil há várias décadas. É uma das pioneiras na publicação de livros de fotografia e de criação de ensaios baseados na obra literária de nomes como João Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado e Adélia Prado. Maureen pretende apresentar ao público seu novo filme, Equivalências, projeto em fase de finalização e ao qual ela vem se dedicando com total empenho nos últimos meses.
FOTOGRAFIA: UTOPIA / DISTOPIA

Vivemos um mundo cada vez mais densamente mediado por imagens. Um mundo assombrado por ameaças e incertezas, perigos e potencialidades. Nesse contexto a fotografia assume não raro a o poder de projetar um futuro. Não expressa mais o “isso foi”, mas “o que será?”. ​

Ao revelar o presente, ao refletir sobre os caminhos que a humanidade está tomando, os convidados do Paraty em Foco 2018 nos permitem discutir o papel ativo das utopias e das distopias na cultura contemporânea. O festival está balanceado com fotógrafos provenientes de mais diversas áreas, tendo como divisa o nosso lema: “Um Evento para Todos os Olhares”.

Também já tem presença confirmada Araquém Alcântara, um dos maiores documentaristas da biodiversidade brasileira, fotógrafo que é um fenômeno inigualável no Brasil em relação ao número de publicações: são 50 livros em meio século de fotografia. Poucos conseguem como ele atingir um público mais amplo, discutindo questões que estão para além do meio fotográfico, com o foco na cultura e no meio ambiente brasileiros.

E aí, sua perspectiva é utópica ou distópica? Venha debater, viver e respirar fotografia conosco em Paraty. De 19 a 23 de setembro de 2018. Nosso convite para refletir sobre o futuro por intermédio da imagem fotográfica está lançado!

SAIBA MAIS:

A principal atividade do Paraty em Foco é a série de Encontros e Entrevistas, realizada no auditório da Casa da Cultura. Em apresentações memoráveis, os fotógrafos exibem seus trabalhos, entrevistados por críticos, jornalistas, curadores, pesquisadores e pensadores. A iniciativa se expande também para o circuito gratuito de Exposições e Intervenções, que busca ocupar espaços urbanos para além do perímetro do centro histórico e em total harmonia com o patrimônio cultural da cidade e com participação da comunidade local.

O PEF2018 contará com a tradicional Tenda de Projeções, na Praça da Matriz, ponto de encontro nas noites do PEF para exibição de produções audiovisuais. A organização do festival encoraja a realização de atividades de exposição e ocupação do espaço público paralelas à programação oficial do evento no circuito chamado OFF-PEF. Essas atividades são de responsabilidade dos proponentes, mas poderão ser divulgadas em nosso site.

Por isso, um dos principais eixos do festival é a Convocatória Portfólio em Foco 2018, aberta à inscrição de trabalhos na categorias Ensaio e Foto Única. Os ganhadores da Convocatória são convidados a Paraty e os 10 finalistas nas duas categorias fazem parte de uma exposição externa de grandes dimensões.

Prêmio Projeto Curatorial PEF2019

Visa escolher o tema do Paraty em Foco 2019, abrindo oportunidade a quem reflete sobre a fotografia para participar ativamente do festival. Também abrimos espaço, no site, aos autorretratos de nossos amigos e simpatizantes, por meio da campanha Selfie em Foco.

O festival tem desde sua primeira edição duas missões, de formação, tanto de público como de fotógrafos, e de ação social junto à comunidade de Paraty. Oferecemos uma série de Workshops exclusivos, bem como Leituras de Portfólio, voltados ao amadurecimento do trabalho autoral.

Responder

Seu email não será publicado.Os campos marcados são obrigatórios *

*