Home > Atualidade > Empresas > Resultados da pesquisa sobre o perfil do turista em Paraty são surpreendentes

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "http://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "http://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Resultados da pesquisa sobre o perfil do turista em Paraty são surpreendentes

O Sebrae/RJ entrevistou mais de 1.250 visitantes da Costa Verde durante a alta temporada 2017/2018 e os resultados apontam para a necessidade dos empresários da região focarem cada vez mais nos serviços digitais.

Clique na imagem para visualizar os resultados da pesquisa

Clique na imagem para visualizar os resultados da pesquisa

O Sebrae/RJ desenvolveu um estudo inédito para conhecer o perfil do turista que visita a Costa Verde, no Estado do Rio. O levantamento foi realizado durante a alta temporada 2017/2018 e teve como objetivo subsidiar as empresas participantes do Projeto Novas Estratégias de Competitividade da Costa Verde e outras do setor de turismo da região interessadas em melhorarem seu posicionamento comercial, com informações sobre percepções e interesses dos visitantes. A pesquisa aponta ainda como o turista compra e contrata serviços de viagem por meio digital, por exemplo.

Mais de 1.250 visitantes foram entrevistados no no Centro Histórico e Cais Turístico de Paraty, na rodoviária e cais de Santa Luzia de Angra dos Reis; na Vila do Abraão em Ilha Grande; além de postos de gasolinas na BR-101, principal acesso para a região.

“A pesquisa constata uma realidade, que é o crescimento cada vez maior do perfil de turista conectado, obrigando assim às empresas a repensarem seus modelos de negócios para manterem sua competitividade”, afirma a coordenadora de Turismo do Sebrae/RJ, Margareth Carvalho.

O diagnóstico identificou as redes sociais mais acessadas pelos usuários e o modelo de compra de seus produtos, fatores fundamentais para estratégia digital do destino e seus roteiros. O Whatsapp foi o aplicativo mais citado: 82,1% dos entrevistados o utilizam durante sua viagem. O Facebook foi lembrado por 27,4% e o Instagram por 26,4%. Destaca-se também que mais da metade dos turistas ouvidos fizeram sua reserva online, por meio de Online Travel Agents (OTA’s) ou diretamente com o site da agência ou hotel.

Outras tendências puderam ser verificadas com a pesquisa. Por exemplo, na organização de viagens cada vez menos turistas compram pacotes fechados para construir sua própria experiência. Com isso, a internet é apontada como a principal fonte de consulta para mais de 60% dos visitantes.

Ainda de acordo com o levantamento, o brasileiro lidera o ranking de visitantes na Costa Verde, sendo a região metropolitana do Rio de Janeiro o principal polo emissor para Angra dos Reis e Ilha Grande e a cidade de São Paulo, para Paraty. Os estrangeiros, principalmente argentinos, representam aproximadamente 19% da demanda em Paraty e na Ilha Grande e 8,65% em Angra dos Reis.

A pesquisa faz parte do projeto Novas Estratégias de Competitividade para o Turismo do Rio de Janeiro – Serviços 4.0 – que qualifica as micro e pequenas empresas do setor de turismo e serviços para terem maior competitividade, utilizando novos canais digitais para melhor posicionamento dos pequenos negócios no mercado e maior rapidez no atendimento e relacionamento com os clientes. Um dos principais objetivos do estudo é estimular as empresas a oferecer serviços mais próximos às expectativas e necessidades de cada perfil evidenciado na pesquisa e gerar oportunidades de negócios para empresas que fazem parte do projeto, com novo portfólio de produtos e serviços oferecido por essa rede de serviços 4.0, que está sendo construída pelo projeto.

Comente esta matéria:

Responder

Seu email não será publicado.Os campos marcados são obrigatórios *

*