Recitais de música instrumental feita por grupos locais: Orquestra Popular de Paraty na Casa da Cultura e Java Quarteto no Forte Defensor Perpétuo!
2 Estações Musicais em Paraty é uma iniciativa da Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Turismo, a Casa da Cultura e o Paraty Convention & Visitors Bureau para instaurar uma programação contínua com apresentações de música de câmara (clássica) ou instrumental (brasileira e jazz) em todos os fins de semana de agosto a novembro em que não acontecem grandes eventos na cidade, acrescentando um atrativo a mais a Paraty e reforçando sua vocação como referência em turismo cultural.
PROGRAMAÇÃO
Quinta 31 de agosto às 21h na Casa da Cultura
Série Feito em Casa
Orquestra Popular de Paraty
A Orquestra Popular de Paraty nasceu da preocupação com a preservação e a valorização da música local, e da necessidade de oferecer à população paratiense uma orquestra de qualidade. Tirando proveito da presença de músicos de alto nível na cidade, cada um trazendo sua própria bagagem musical, a Orquestra Popular de Paraty começou a apresentar clássicos da música popular brasileira com arranjos originais sofisticados (sambas, choro, baião, etc.), e com muito improvisos.
Enfim, esse repertorio versátil passou aos poucos a contemplar também composições próprias, inspiradas no cenário e nas vivências locais. Composto por paratienses de adoção oriundos de várias partes do Brasil e do mundo, a Orquestra Popular de Paraty consegue tanto oferecer para a população paratiense uma música de qualidade quanto projetar musicalmente a cidade fora do município. Assim, em seus dois anos de existência, a Orquestra participou da maior parte dos grandes eventos da cidade: Bourbon Jazz Festival, Flip, Festivais do SESC como o projeto “Poetas da Terra” ou a inauguração da nova sede da entidade em Paraty, o Festival Viva Verão, o Festival da Cachaça, e o Carnaval de rua, entre outros.
Veja vídeo:
Sábado 2 de setembro às 16h no Forte Defensor Perpétuo
Série Feito em Casa
Java Quarteto – Jazz e música instrumental brasileira
O Java Quarteto é um grupo brasileiro de música instrumental que iniciou seus trabalhos em 2014 como um trio. Tem como base o conceito de Música Universal e a conexão entre os músicos do grupo. Hoje, conta com uma formação de quarteto, com músicos oriundos de São Paulo e da Itália, estabelecidos na cidade de Paraty.
Interpreta arranjos de músicas autorais compostas pelo violonista e guitarrista Rodrigo “Java” Carneiro, e releituras de standards de Jazz, músicas populares e temas de grandes artistas da cena da música instrumental mundial, tendo como influências Baden Powell, Guinga, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Arismar Espírito Santo, Filó Machado, John Coltrane, Miles Davis, Bill Evans, Wayne Shorter, Django Reinradt e Paco De Lucia entre outros.
Guitarra: Rodrigo “Java” Carneiro
Teclado, Flauta e Saxofone: Roberto Finizio
Baixo Elétrico: Thiago Correa
Bateria: Henrique Rosseto