Edição 2016 do Festival Internacional de Fotografia Paraty acontece de 14 a 18 de setembro, confira a programação!
O PEF está de volta às origens. Este ano marca o retorno de seu fundador, Giancarlo Mecarelli, à direção do evento. Será dedicado à valorização da fotografia feita com excelência e voltada para questões essenciais, uma fotografia que sensibilize pela qualidade e também pelo conteúdo, uma fotografia engajada na expressão de um mundo plural e complexo.
Dentre as novidades do 12º Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco estão a parceria com Carlos Nascimento; do Portal Fine Art, a criação da Sala Paraty em Foco no Rio de Janeiro, de onde será coordenada a produção do evento; e a formação de um novo Conselho Curatorial, composto por Agnaldo Farias, Érico Elias, D. João de Orleans e Bragança, Joaquim Paiva, Milton Guran, Rogério Reis, Sérgio Branco, Orlando Azevedo e Jorge Schwartz.
Veja fotos de edições anteriores:
Paraty em Foco
Não há dúvida de que a popularização da fotografia trouxe inestimáveis avanços em práticas e usos sociais. O celular tem a vantagem de facilitar e democratizar a construção de olhares fotográficos próprios e diversificados sobre o mundo. Mas não é por isso que se deve abrir mão do apuro visual e da reflexão conceitual acerca da fotografia.
Fotografar é contar uma história por meio de imagens, cuja força deriva de sua concepção visual, que precisa ser cuidadosamente pensada e pesada, sem cair no império do improviso, tentação recorrente em uma era invadida por torrentes de informação descartável.
Momentos de crise são propícios à reflexão. É assim que se posiciona o evento diante da conjuntura nacional. A proposta é fazer mais com menos, abrir mão de artifícios pirotécnicos em nome de uma relação mais íntima com a cidade, expor fotografia de qualidade em simbiose com o charme discreto de Paraty, vilarejo colonial imerso em incomparável cenário natural.
As entrevistas com grandes nomes da fotografia retornam ao espaço da Casa da Cultura e serão retransmitidas no centro histórico e via internet para todo o mundo. Em lugar de uma grandiloquente (e por vezes invasiva) tenda central, projeções tomarão diversos pontos da cidade.
A concepção curatorial, comandada por Giancarlo Mecarelli em parceria com Paulo Marcos de Mendonça Lima, tem como proposta a construção de “Um Festival para Todos os Olhares”. Vai se centrar na busca por uma interação entre temas de interesse mais amplo e questões que concernem a comunidade local. Além de expor trabalhos engajados em causas sociais e ecológicas, vai ampliar as atividades junto aos moradores de Paraty, caso das oficinas fotográficas para estudantes do ensino fundamental, do projeto Repórteres Mirins e da exposição Gente Daqui.
Encontros e Entrevistas
Dando sequência à sua tradição de apresentar o trabalho e as ações de grandes fotógrafos, ativistas e pensadores da imagem, o 12º PEF promove uma série de encontros e entrevistas abertos ao público. Confira em detalhes a programação que vai ser realizada no auditório da Casa da Cultura. A entrada é gratuita e condicionada ao número de vagas disponíveis. As apresentações serão retransmitidas em outros pontos do centro histórico e via streaming para todo o mundo. Principal atividade do festival, ela se insere na missão de democratizar o acesso à cultura fotográfica e fomentar o encontro entre os profissionais da fotografia e os interessados em geral.
Prepare-se para participar! Acompanhe novidades na página do festival e nas redes sociais:
Comente esta matéria: