Home > Eventos > Paraty em Foco > Paraty em Foco, um evento para todos os olhares

Search
Filter by Custom Post Type
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in comments
Search in excerpt

Atalhos de busca: Hospedagem, Gastronomia, Eventos, Passeios, Praias, Centro Histórico

{ "homeurl": "http://www.paratyonline.com/jornal/", "resultstype": "vertical", "resultsposition": "block", "itemscount": 5, "imagewidth": 70, "imageheight": 70, "resultitemheight": "auto", "showauthor": 0, "showdate": 0, "showdescription": 1, "charcount": 3, "noresultstext": "Sem resultados.", "didyoumeantext": "Você quis dizer:", "defaultImage": "http://www.paratyonline.com/jornal/wp-content/plugins/ajax-search-pro/img/default.jpg", "highlight": 0, "highlightwholewords": 1, "openToBlank": 1, "scrollToResults": 1, "resultareaclickable": 1, "autocomplete": { "enabled": 1, "googleOnly": 0, "lang": "pt", "mobile": 1 }, "triggerontype": 1, "triggeronclick": 1, "triggeronreturn": 1, "triggerOnFacetChange": 1, "trigger": { "delay": 300, "autocomplete_delay": 310 }, "overridewpdefault": 0, "override_method": "post", "redirectonclick": 0, "redirectClickTo": "results_page", "redirect_on_enter": 0, "redirectEnterTo": "results_page", "redirect_url": "?s={phrase}", "settingsimagepos": "left", "settingsVisible": 0, "hresulthidedesc": "1", "prescontainerheight": "400px", "pshowsubtitle": "0", "pshowdesc": "1", "closeOnDocClick": 1, "iifNoImage": "description", "iiRows": 2, "iiGutter": 5, "iitemsWidth": 200, "iitemsHeight": 200, "iishowOverlay": 1, "iiblurOverlay": 1, "iihideContent": 1, "loaderLocation": "auto", "analytics": 0, "analyticsString": "", "show_more": { "url": "?s={phrase}", "action": "ajax" }, "mobile": { "trigger_on_type": 1, "trigger_on_click": 1, "hide_keyboard": 0 }, "compact": { "enabled": 0, "width": "100%", "closeOnMagnifier": 1, "closeOnDocument": 0, "position": "static", "overlay": 0 }, "animations": { "pc": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "fadeInDown" }, "mob": { "settings": { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "results" : { "anim" : "fadedrop", "dur" : 300 }, "items" : "voidanim" } }, "autop": { "state": "disabled", "phrase": "poco", "count": 10 } }

Paraty em Foco, um evento para todos os olhares

Edição 2016 do Festival Internacional de Fotografia Paraty acontece de 14 a 18 de setembro, confira a programação!

O PEF está de volta às origens. Este ano marca o retorno de seu fundador, Giancarlo Mecarelli, à direção do evento. Será dedicado à valorização da fotografia feita com excelência e voltada para questões essenciais, uma fotografia que sensibilize pela qualidade e também pelo conteúdo, uma fotografia engajada na expressão de um mundo plural e complexo.

Dentre as novidades do 12º Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco estão a parceria com Carlos Nascimento; do Portal Fine Art, a criação da Sala Paraty em Foco no Rio de Janeiro, de onde será coordenada a produção do evento; e a formação de um novo Conselho Curatorial, composto por Agnaldo Farias, Érico Elias, D. João de Orleans e Bragança, Joaquim Paiva, Milton Guran, Rogério Reis, Sérgio Branco, Orlando Azevedo e Jorge Schwartz.

Veja fotos de edições anteriores: 

123456789101112

 

Paraty em Foco

Não há dúvida de que a popularização da fotografia trouxe inestimáveis avanços em práticas e usos sociais. O celular tem a vantagem de facilitar e democratizar a construção de olhares fotográficos próprios e diversificados sobre o mundo. Mas não é por isso que se deve abrir mão do apuro visual e da reflexão conceitual acerca da fotografia.

Fotografar é contar uma história por meio de imagens, cuja força deriva de sua concepção visual, que precisa ser cuidadosamente pensada e pesada, sem cair no império do improviso, tentação recorrente em uma era invadida por torrentes de informação descartável.

Momentos de crise são propícios à reflexão. É assim que se posiciona o evento diante da conjuntura nacional. A proposta é fazer mais com menos, abrir mão de artifícios pirotécnicos em nome de uma relação mais íntima com a cidade, expor fotografia de qualidade em simbiose com o charme discreto de Paraty, vilarejo colonial imerso em incomparável cenário natural.

As entrevistas com grandes nomes da fotografia retornam ao espaço da Casa da Cultura e serão retransmitidas no centro histórico e via internet para todo o mundo. Em lugar de uma grandiloquente (e por vezes invasiva) tenda central, projeções tomarão diversos pontos da cidade.

A concepção curatorial, comandada por Giancarlo Mecarelli em parceria com Paulo Marcos de Mendonça Lima, tem como proposta a construção de “Um Festival para Todos os Olhares”. Vai se centrar na busca por uma interação entre temas de interesse mais amplo e questões que concernem a comunidade local. Além de expor trabalhos engajados em causas sociais e ecológicas, vai ampliar as atividades junto aos moradores de Paraty, caso das oficinas fotográficas para estudantes do ensino fundamental, do projeto Repórteres Mirins e da exposição Gente Daqui.

Encontros e Entrevistas

Dando sequência à sua tradição de apresentar o trabalho e as ações de grandes fotógrafos, ativistas e pensadores da imagem, o 12º PEF promove uma série de encontros e entrevistas abertos ao público. Confira em detalhes a programação que vai ser realizada no auditório da Casa da Cultura. A entrada é gratuita e condicionada ao número de vagas disponíveis. As apresentações serão retransmitidas em outros pontos do centro histórico e via streaming para todo o mundo. Principal atividade do festival, ela se insere na missão de democratizar o acesso à cultura fotográfica e fomentar o encontro entre os profissionais da fotografia e os interessados em geral.

Prepare-se para participar! Acompanhe novidades na página do festival e nas redes sociais:

http://www.pefparatyemfoco.com.br

Comente esta matéria:

Responder

Seu email não será publicado.Os campos marcados são obrigatórios *

*