Por Clelia D’Almeida. No final dos anos 70 participei de um almoço na fazenda Itatinga, que na época pertencia ao meu amigo e poeta Zé Kleber, autor de vários livros de poesias e músicas conhecidas de todos os paratienses.

Zé Kleber – Foto: paraty.tur.br
A cozinha da fazenda era incrível, com um enorme fogão a lenha e uma Arara que ficava em cima da porta a qual ela ia comendo aos poucos. Para mim, recém-chegada de Sao Paulo,tudo era pitoresco, foi lá que experimentei um prato delicioso, que como me explicou o Zé, teria sido oferecido a D.Maria I Rainha de Portugal, quando de sua chegada ao Brasil.
GALINHA A MOURISCA:
Sal, cheiros-verdes todos (salsa, cebolinha, hortelã, hortelã pimenta, manjericão, coentro, etc.).
Modo de preparar:
Depois da galinha cortada, esprema alguns limões e deixe de molho um pouco. Ponha água para ferver e escalde a galinha. Escorra bem e reserve.
Numa panela grande, ponha o toucinho picado em pedaços e a manteiga para derreter. Coloque os pedaços de galinha, uma colher rasa de sal e deixe refogar bem. Quando estiver com uma bela cor dourada, junte água que a cubra o suficiente para coze-la. Deixe ficar bem macia, junte todos os cheiros-verdes, suco de 1 limão, acerte o sal.
Numa travessa que vá a mesa, corte rodelas grossas de pão cubra-as com o caldo da galinha, por cima arrume os pedaços, então separe 3 gemas de ovo, bata-as bem em uma panela em banho-maria ate que fiquem amarelo claro e cremosas. Pincele os pedaços de galinha com as gemas, salpique um pouco de canela e sirva em seguida.
Depois da Galinha á Mourisca só mesmo uma sobremesa daquelas da vovó. Esta eu aprendi com a minha avó Caridade, cozinheira de mão de ouro:
CAÇAROLA ITALIANA
5 ovos
5 Colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Modo de preparar:
Misturar bem todos os ingredientes, virar em forma de pudim forrada com calda de açúcar. Assar em banho-maria. Bom apetite !!!
Comente esta matéria: